terça-feira, 24 de abril de 2012

Patrimônio no foco do debate

Uma oportunidade para compartilhar os desafios que os órgãos responsáveis pela gestão do patrimônio cultural enfrentam em cada um dos estados do Brasil. Esta é a chave do Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural, realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Mar Hotel, no Recife.

“O objetivo do encontro, que também terá a participação do Iphan, será promover a troca de experiências entre os gestores do patrimônio cultural, de todos os estados brasileiros, por meio de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados por todas as instituições que cuidam da preservação, divulgação e formação da memória, através do nosso patrimônio histórico e artistico material e imaterial”, resume o presidente da Fundarpe e um dos idealizadores do encontro, Severino Pessoa.

É importante ressaltar que este é o primeiro encontro de tal natureza realizado no País, no sentido de que é idealizado e composto por instituições estaduais. Voltado para gestores dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal, espera-se a presença de cerca de 60 pessoas, estando confirmada, até o presente momento, a participação de 20 estados. Minas Gerais, Bahia e Pernambuco foram os idealizadores do evento, cabendo a Pernambuco a realização. Segundo Pessoa,  os gestores de cultura de Minas e Bahia foram unânimes em dizer e em propor que Pernambuco, pela magnitude da gestão cultural que tem, fosse o estado anfitrião deste primeiro encontro.

Através de um questionário respondido por todos os estados, com questões relativas a fontes e destinação de receitas, pretende-se traçar um panorama dessa realidade comum às instituições. A síntese dos questionários será apresentada na quarta-feira (25/4), e vai nortear as discussões e a construção de uma rede permanente de troca de experiências. “Alguns dos problemas são similares e é possível construir iniciativas em comum”, reforça Érika Rocha, da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe.

Abre a programação, também na quarta (25/4) a fala do presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida. No final do encontro, será gerado um relatório e discutidas as perspectivas para a continuidade da rede.

Programação
Terça, 24/4
Noite:
18h – Credenciamento
19h – Solenidade de abertura
20h – Coquetel
Quarta, 25/4

Manhã:
9h – Conferência de Luiz Fernando de Almeida – presidente do
IPHAN
10h30 – Debate
12h30 – Almoço

Tarde:
14h – Apresentação: “Panorama das instituições estaduais de preservação do patrimônio cultural” – Fundarpe/PE
16h – Debate

Quinta, 26/4

Manhã:
9h – Apresentação: “Desafios conjunturais para a preservação cultural” – IEPHA/MG
10h – Debate
12h30 – Almoço

Tarde:
14h – Apresentação: “Rede de instituições estaduais de preservação do patrimônio cultural” – IPAC/BA
15h – Plenária final

Nenhum comentário:

Postar um comentário