terça-feira, 24 de abril de 2012

Novas parcerias entre cultura e educação

Durante toda esta segunda-feira (23/4), integrantes dos ministérios da Cultura e de Educação estiveram reunidos com representantes das secretarias de Cultura e de Educação de Pernambuco para construir um plano de trabalho integrado. O encontro dá continuidade aos diálogos sobre as ações e os projetos previstos no Acordo de Cooperação Técnica Interministerial, firmado em dezembro do ano passado, e coloca Pernambuco como pioneiro dessa parceria no Nordeste.

Foram discutidas conjuntamente as seis ações do projeto, previsto para as escolas públicas de ensino básico: Mais Cultura nas escolas, Cine Educação, agentes de leitura para escolas públicas, aquisição de livro e mídias de arte para as bibliotecas escolares, formação continuada para professores de artes, e mapeamento e georreferenciamento e pesquisa de escolas públicas e espaços culturais.

O encontro já aponta para o início de duas dessas seis ações. Em maio, será aberto o edital do Mais Educação nas escolas. O edital será destinado a escolas conveniadas no Mais Educação que poderão apresentar projetos em parceria com artistas de Pernambuco. Cada projeto será contemplado com R$ 20 mil. A segunda é a oficina que discutirá o mapeamento e georreferenciamento das escolas e artistas, prevista para os dias 12 e 13 de junho.

Segundo a representante do Minc, Carla Dozzi, o encontro vem para reafirmar o compromisso com a implementação do Plano Nacional de Cultura, que tem investimentos da ordem de R$ 80 milhões. “Sem essa parceria com estados não conseguiremos realizar nossas metas, que são muito ousadas”, afirma Dozzi.

Para Félix Aureliano, diretor de Formação da Secretaria de Cultura, o que se viu foi uma completa sinergia entre as propostas nacionais e estaduais. “Acho que é um marco diferenciado dessa relação entre educação e cultura em Pernambuco. Achamos importantíssimo nos integrarmos a programas em projetos de médio e longo prazo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário