quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Começa o Seminário Nacional Mulher e Cultura em Salvador

Teve início, na terça-feira (28/10), o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC). O evento, que ocorre em Salvador, na Bahia, até a próxima sexta-feira (31/10), visa debater as ações e espaços das mulheres na cultura e é promovido pela Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura da Bahia (BA), pelo ministério da Cultura (MinC), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Os interessados poderão acompanhar os debates online, pelo site da Fundação Pedro Calmon.

Representando a ministra da cultura, Marta Suplicy, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, considerou o seminário um momento de avanço e força. Ela participou da abertura do evento e da primeira mesa na manhã desta quarta-feira (29/10), com Mestra Janja, coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e Vera Lúcia Barbosa, secretária de Políticas para as Mulheres. "É a oportunidade de avançarmos e fortalecermos as questões de gênero, extraindo desse encontro conclusões para fomentar temáticas voltadas para mulheres, levando a bandeira feminina para todos os cantos da sociedade, ampliando a oportunidade de trocarmos experiências e construirmos uma nova história para nosso pais", enfatizou Márcia.

Fátima Fróes, diretora geral da Fundação Pedro Calmon, uma das realizadoras do evento, também falou sobre a importância do seminário. "Neste universo, a presença da mulher, apesar de visível e marcante, nem sempre é devidamente valorizada. O seminário, então, reforça a proposta da criação de um espaço de interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil", disse. "É fundamental que seja destacada a participação feminina nos diversos espaços de cultura para que esse protagonismo seja fortalecido de modo a consolidar a mulher enquanto agente propulsor fundamental neste segmento", completa.

Ao longo de todo o seminário, os debates e rodas de diálogo terão como temas "Mulher: Tradição e Contemporaneidade", "Mulheres da Cultura", "Mulher, Cultura e Comunicação", "Mulheres e Conhecimentos Tradicionais" e "Cultura e Contemporaneidade". Nelas, haverá também um recorte racial. Ao longo da programação, serão discutidas a presença da mulher negra na mídia, racismo, relações raciais e práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra. Além de debates, o seminário contará com apresentações culturais femininas de música, teatro e recitais. Também haverá lançamentos e exposições de livros.

Acompanhe todas as mesas ao vivo
Confira a programação completa

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário