sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Começa a 20ª edição da maior feira de música do mundo

Até domingo (26/10), Santiago de Compostela, na Espanha, será a capital mundial da música, ao sediar a 20ª edição da World Expo Music, a Womex 2014, considerada a maior feira do setor no mundo. São 2.600 participantes de 100 países diferentes, dentre eles o Brasil, que conta com uma delegação de 20 produtores musicais selecionados por meio do edital Conexão Cultura Brasil #Negócios.

A Coordenadora-Geral de Promoção e Difusão da Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, Mariana Soares Ribeiro, está presente no evento e destaca que "a Womex é uma das mais importantes plataformas de intercâmbio de conhecimento e negócios da música do mundo, uma oportunidade única para produtores e artistas brasileiros darem visibilidade internacional a seus projetos e buscarem sua inserção em novos mercados de maneira estratégica e sustentável".

A delegação brasileira participará da feira profissional, que reúne mais de 600 empresas e profissionais do ramo da música em 270 estandes. O objetivo é fazer negócios e exportar a música brasileira para os mais variados destinos. Além da feira, a Womex 2014 ainda promoverá 22 conferências e 17 reuniões de networking. A delegação representa artistas como Carlos Malta e Pife Muderno, Mariene de Castro, BNegão, DJ Dolores, Mundo Livre S/A, o rapper brasiliense GOG, Anelis Assumpção, a Orkestra Rumpilezz, Lazzo Matumbi , Autoramas, Maíra Freitas, Virgínia Rodrigues, Wilson das Neves, Orquestra Imperial, Nicolas Krassik, Marcos Sacramento, Grupo Bixiga 70, João Bosco e Vanessa Da Mata.

Além dos vinte empreendedores selecionados pelo MinC, a comitiva brasileira é composta por empresas participantes do projeto Brasil Music Exchange (parceria entre a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e o BM&A - Brasil Música e Artes). Outros 21 empresários fluminenses estão presentes por meio da missão internacional liderada pelo Sebrae/RJ. Durante o evento, serão realizadas atividades de promoção de negócios em conjunto, envolvendo as delegações, que, ao todo, somam cerca de 70 brasileiros.

Durante os 5 dias do festival, serão realizados 60 concertos oficiais, que reúnem mais de 300 artistas dos mais diversos estilos. São músicos de Israel, Angola, Etiópia, Honduras, Camarões, Coreia do Sul, dentre outros países. O representante brasileiro nos concertos desta edição da Womex é Ed Motta, que toca hoje (23/10). Em 2005, quem tocou na Womex foi o BNegão & Seletores de Frequência, segundo o artista a participação "foi importantíssima, pois abriu muitas portas e nos levou a lugares inimagináveis pelo mundo".

Aqui, matérias sobre os selecionados para o Womex 2014 pelo edital Conexão Cultura Brasil #negócios

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário