quinta-feira, 24 de julho de 2014

Biblioteca Nacional participará da 12ª Flip

Flip acontece entre 30 de julho e 4 de agosto, em Paraty, e reunirá 77 autores de 15 nacionalidades. (Foto: Nelson Toledo)
A histórica Paraty (RJ) será palco da 12ª edição Festa Internacional de Literatura (Flip) entre 30 de julho e 4 de agosto. O evento, realizado com apoio do Ministério da Cultura e criado em 2003, vai reunir grandes nomes nacionais e internacionais. Serão, ao todo, 77 autores de 15 nacionalidades. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas visitem a Flip.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, também fará parte do evento. Ela organizará, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o British Council, uma programação ampla sobre tradução literária antes e durante a feira.

"A Flip é um dos principais eventos do calendário literário nacional e atrai um público bastante diverso: brasileiros e estrangeiros, público especializado e amantes da literatura... Portanto, é um local de debate e reflexão, no qual a FBN deve estar presente, tendo em vista a sua missão de preservação e difusão do livro e da produção intelectual do País" , afirma Moema Salgado, coordenadora-geral do Centro Internacional do Livro da FBN.

Entre 21 e 27 de julho, a FBN promoverá oficina de tradução literária inglês-português-inglês. Entre 27 e 29 de julho, haverá um colóquio internacional com a participação de cerca de 20 professores, tradutores, editores e autores. Por fim, em 30 de julho, interessados poderão conferir a mesa-redonda sobre literatura e tradução com a participação de Daniel Hahn, Paulo Henriques Britto, Sam Byers e José Luiz Passos, na Casa da Cultura da Flip às 20h. Além disso, Fabiano Santos, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e secretário executivo do Plano nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho, foram convidados a participar de uma mesa sobre Politicas Públicas de Livro e Leitura, em 31 de julho, às 13h30.
A festa

Neste ano, o homenageado será o dramaturgo, tradutor e artista gráfico Millôr Fernandes, uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira. Fernandes esteve presente na primeira edição da Flip, em 2003. Neste ano completaria 91 anos. "Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014", afirma Paulo Werneck, curador da Flip. "Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje", explica Werneck.

Entre as novidades desta edição, estão o show de abertura gratuito, com a cantora Gal Costa, e a transmissão ao vivo da programação principal – que ocorre na tenda dos Autores com 850 lugares- na tenda do telão, com capacidade para cerca de 1,4 mil pessoas e ao vivo, pela internet. Entre os diversos recortes da programação estão humor, arquitetura, ciência, pensamento indígena e crítica ao poder,característica do homenageado. Todos os eventos contam com tradução simultânea.
Flipinha

E a festa não fica restrita aos adultos. A garotada também poderá ter contato com seis autores e nove ilustradores e participar de contação de histórias, musicais, teatros e danças. A Flipinha, batizada em 2004, nasceu junto com a Flip para ser um movimento de formação de leitores em Paraty. Os escritores e ilustradores participarão da Ciranda de Autores, uma das mais concorridas atividades da programação da Flip voltada ao público infantil.

A Flipinha é a principal ação educativa da Associação Casa Azul, entidade que realiza a Flip. Além da programação dos cinco dias de festa, realiza ações permanentes com o objetivo de estimular a leitura e a criatividade entre as 13 mil crianças e jovens matriculados nas escolas públicas e particulares de Paraty. Para isso, oferece atividades durante todo o ano na Biblioteca Casa Azul. Desde março de 2013 sua programação já recebeu 1.896 participantes.

Mais informações no site da Flip: http://www.flip.org.br/
Confira a programação principal da Flip 2014: http://www.flip.org.br/updocs/programacao_flip_port.pdf
Mais informações sobre a Flipinha: http://www.flip.org.br/
Confira a programação da Flipinha: http://www.flipinha.org.br/noticias/mostra.php?id=168

Participe

Os ingressos apara a Flip 2014 estarão disponíveis até 29 de julho.O preço da entrada para a programação principal na tenda dos autores, como no ano passado, é R$ 46,00 (inteira) e R$ 23,00 (meia). Durante a Flip, entre 30 de julho e 3 de agosto, a venda será realizada só em Paraty, na bilheteria oficial localizada na tenda dos autores.

Os ingressos podem ser adquiridos na internet no site www.ticketsforfun.com.br ou em seus pontos de venda credenciados; pelo telefone 4003-5588 e nas bilheterias do Citibank Hall de São Paulo e do Rio de Janeiro, das 12h às 20h, diariamente.

Cecilia Pinto Coelho
Asssessoria do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário