quinta-feira, 20 de março de 2014

Secult-PE e Fundarpe divulgam projetos habilitados no 7º Edital do Audiovisual – Funcultura

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram nesta quarta-feira (19/03) a lista dos projetos habilitados no 7º Edital do Audiovisual – Funcultura 2013/2014. Por meio da seleção pública, o Governo de Pernambuco destinará um total de R$ 11,5 milhões para incentivo da produção, difusão, formação e pesquisa na área audiovisual. Dos 370 projetos inscritos no edital, 309 foram habilitados (um percentual de 83,51%) e 61 inabilitados na primeira fase de análise, que considera o preenchimento do formulário e a apresentação da documentação exigida no edital público.

O Funcultura beneficia toda a cadeia produtiva do audiovisual incentivando projetos de diretores consagrados e iniciantes. Além da produção de filmes e produtos para TV, o edital público incentiva a difusão, pesquisa e a formação. Dos 309 projetos aprovados na primeira fase da seleção, 52 são projetos de Longa-metragem (21 para etapa de desenvolvimento, 17 de produção, 6 de finalização e 8 de distribuição), 104 de Curta-metragem (sendo 16 para o prêmio Ary Severo), 49 de Produtos para televisão, 28 de Formação, 27 de Difusão, 23 de Desenvolvimento de Cineclubismo, 16 de “Revelando os Pernambucos” (curtas por região do estado) e 10 de Pesquisa. Não houve nenhum projeto inscrito na categoria Preservação.

"As inscrições no edital servem para mostrar a pujança do setor audiovisual no Estado. A categoria longa-metragem, por exemplo, nos fornece dados como o de que mais de 40 longas pernambucanos estão em alguma fase de execução. A categoria “Revelando os Pernambucos”, lançada no 6º Edital, e que tem como um dos critérios de seleção a regionalização, avança pela origem das inscrições. Neste ano tivemos demanda de oito Regiões de Desenvolvimento, quando no ano passado 6 RDs pleitearam esta linha. Mas, o mais positivo é que no ano passado, 10% da demanda total do edital vinha de produtores residentes nas cidades do interior e neste ano este percentual aumentou para 15%, ou seja, existe uma demanda maior também em outras linhas do edital", explica Carla Francine, coordenadora do Audiovisual, da Secult-PE.


Os 309 projetos serão agora analisados e julgados pelos Grupos de Assessoramento Técnico e Temático à Comissão Deliberativa do Funcultura. Os grupos técnicos são formados por especialistas com notório saber em cada segmento, indicados por entidades do setor audiovisual e aprovados pela Comissão Deliberativa do Funcultura. Participaram da indicação de pareceristas: a Associação Brasileira de Documentaristas/Associação de Produtores e Cineastas de Pernambuco (ABD/APECI), a Federação Pernambucana dos Cineclubes (FEPEC), a Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste (APCNN), a Associação Brasileira de Cinema de Animação, a Comissão Setorial do Audiovisual, além da própria Secult-PE. O 7º Edital do Audiovisual – Funcultura 2013/2014 conta ainda com uma terceira fase, na qual os proponentes fazem a defesa oral dos seus projetos. Esta etapa está prevista para acontecer de 26 de maio a 10 de junho de 2014.

TRANSPARÊNCIA - Os proponentes de projetos inabilitados poderão solicitar as informações sobre o motivo de exclusão do processo de seleção através do email cinema.secult.pe@gmail.com ou mediante ofício entregue pessoalmente na sede da Fundarpe, no setor de Atendimento do Funcultura. A solicitação deve contar o nome do proponente, o número do Cadastro de Produtor Cultural, título do projeto ou número de inscrição do projeto. No campo do assunto do email deve ter “FUNCULTURA AUDIOVISUAL - MOTIVO EXCLUSÃO (Nº ou título)”. O procedimento tem como objetivo garantir a transparência do processo, além de ter um caráter educativo, possibilitando que os proponentes fiquem atentos as falhas cometidas para que não sejam repetidas nos próximos editais.

Caso os proponentes de projetos inabilitados considerem que cumpriram com todos os pré-requisitos, poderão apresentar recurso. O prazo é de hoje (19 de março) até 25 de março de 2014, de forma presencial, no setor de Atendimento do Funcultura; ou ainda através do email cinema.secult.pe@gmail.com. No campo do assunto do email deve ter “FUNCULTURA AUDIOVISUAL - RECURSO PROJETO (Nº ou título)”. O setor de Atendimento do Funcultura fica localizado no térreo da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os recursos serão analisados e o resultado com a lista dos recursos deferidos será divulgada até 09 de abril de 2014.

Confira a lista dos projetos habilitados AQUI.Confira a lista dos especialistas responsáveis pela análise dos projetosAQUI.

Veja a tabela com os números de inscrições, projetos habilitados e inabilitados AQUI.

Informações:
Atendimento do Funcultura
Presencial: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Endereço: Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife – Pernambuco; CEP: 50.050-000.
Informações: (81) 3184.3076 | (81) 3184.3158 (Coordenadoria do Audiovisual)
Email: cinema.secult.pe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário