terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Secult-PE capacita 405 pessoas em oficinas sobre edital Funcultura Audiovisual

O ciclo de capacitações sobre o 7º edital do Audiovisual - Funcultura 2013/2014 foi finalizado na última quinta-feira (23/01) na cidade de Olinda, com oficina ministrada pela coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura, Carla Francine, e pela assessora Shirley Hunter. Ao todo, foram realizadas oficinas em 22 municípios, que contaram com a participação de 405 pessoas. Todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado foram contempladas, do Litoral ao Sertão.

“Esta ação é fundamental para a ampliação do acesso ao Edital do Audiovisual, principalmente pelos residentes nas cidades do interior de Pernambuco. As oficinas também estimulam a inscrição de projetos na linha ‘Revelando os Pernambucos’, na qual os proponentes concorrem apenas com produtores da mesma Região onde residem. Nesta linha, é possível propor projetos de mostras e festivais de cinema ou curtas-metragens”, explica Carla Francine.

Algumas cidades se destacaram pelo interesse no edital. No Sertão, a oficina realizada em Parnamirim atraiu 45 pessoas; já no Agreste, Caruaru e Bezerros alcançaram 22 participantes, em cada cidade. Na Zona da Mata, Timbaúba teve público de 18 pessoas. Na Região Metropolitana do Recife, a capital reuniu 72 pessoas, capacidade máxima da sala.

Durante as oficinas, os participantes conheceram os detalhes do edital, as especificidades para formatação de projetos e as suas respectivas exigências. A capacitação orientou sobre o preenchimento dos formulários e a elaboração do projeto, considerando a definição de objetivos, justificativas, estratégias de ação e orçamentos. Também foram abordadas dicas sobre criação de roteiros.

OLINDA – A última oficina foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Varadouro, em Olinda, com a participação de 29 pessoas. O educador social e cineclubista Rogério Bezerra foi um dos participantes. Atento às explicações, Rogério buscava tirar dúvidas sobre o preenchimento do formulário específico para cineclubes. “O edital está simplificado, mas eu tinha dúvidas na parte das planilhas, que pude tirar. Achei a oficina bem didática”, explicou.

Rogério já integra os cineclubes Cine Bomba Cultura e Comunidade, do bairro Bomba do Hemetério (Recife), e Fazendo Milagres, do Varadouro (Olinda), mas pretende inscrever um projeto de cineclube para atender a crianças e adolescentes da Comunidade Olho D´Água, em Peixinhos, onde mora. “Já iniciamos uma proposta experimental, mas temos dificuldade de conseguir os equipamentos emprestados, por isso não temos uma periodicidade de sessões audiovisuais. Se o projeto for aprovado no edital poderemos alugar os equipamentos. Posteriormente, pensamos em fazer um projeto de cineclube itinerante pelas escolas”, contou.

O realizador Kleber Saint-Noly também aproveitou a oficina em Olinda para tentar melhorar seus projetos de curta-metragem e formação. “Já inscrevi 3 projetos e com um deles consegui chegar a última fase, de defesa oral. A oficina foi muito esclarecedora para desmistificar algumas dúvidas e conhecer as modificações do edital”, afirmou Kleber, que também atua como assistente de direção em filmes de terceiros.

EDITAL - O período para inscrições de projetos no edital Funcultura Audiovisual foi iniciado em 21 de janeiro se segue até 21 de fevereiro de 2014. O edital, os formulários e anexos necessários para inscrição estão disponíveis no link http://www.fundarpe.pe.gov.br/governo-de-pernambuco-lanca-7-edital-do-programa-audiovisual-funcultura-20132014. Os projetos podem ser de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras), preservação e cineclubes.

O Funcultura faz parte de uma política específica para o audiovisual, desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. A cada ano, mais pessoas buscam o incentivo do Funcultura. O 6º edital (2012/2013) alcançou número recorde de inscritos, com 406 projetos, um aumento de 56% em relação ao 5º (2011/2012), o que pode ser considerado resultado deste processo de formação por todo o Estado.

Informações:
Coordenadoria do Audiovisual - (81) 3184-3076 | 3184- 3158 | cinema.secult.pe@gmail.com

Atendimento do Funcultura
Presencial: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Endereço: Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife – Pernambuco; CEP: 50.050-000.
Por telefone: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones: (81) 3184-3023/3184-3026
Email: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário