quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pernambuco e Cabo Verde se encontram na cultura popular

Estreitar os laços e reconstruir pontes entre Brasil e África, continente e país que guardam em suas histórias uma profunda identificação. Sem dúvida alguma, Pernambuco é uma das mais ricas e produtivas conexões dessa secular confluência de traços culturais. Mais uma vez, esse (re)encontro será celebrado.  A convite do Ministério de Cultura de Cabo Verde, Pernambuco marcará presença no seu Fórum Cultural Nacional - FCN 2013, que acontece entre 3 e 6 de novembro, na Ilha de São Nicolau. O evento tem como tema o "Carnaval" e irá, durante os seus quatro dias, fortalecer o intercâmbio entre as duas nações, através de uma das mais populares manifestações culturais brasileiras.

A delegação pernambucana que aportará em Cabo Verde contará com três mestres da nossa cultura popular: Manoelzinho Salustiano (artesão e presidente da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco), Damião José (mestre de bateria da Escola Gigante do Samba do Recife) e Cid Cavalcanti (presidente do bloco lírico O Bonde e figurinista e aderecista do Galo da Madrugada). Lá, eles irão realizar oficinas de formação e fortalecer vínculos culturais importantes, com a proposta de impulsionar a relação do povo cabo verdense com traços culturais que lhes são afetos, e quem encontram ecos em nosso país. Através de três manifestações desse mosaico que é Pernambuco - maracatu, samba e frevo - eles serão fios condutores para o reencotro de Cabo Verde com as suas celebrações e tradições culturais.

De partida hoje, o grupo vê com bons olhos a oportunidade estreitar laços com o país africano. "É uma alegria muito grande, pois é claro que o povo africano tem uma alegria e uma cultura que tem muito a ver com o Brasil. Estou muito feliz com esse momento", conta Manoelzinho Salustiano, que carrega um sobrenome dos mais emblemáticos na história do maracatu de baque solto e, apesar de já ter percorrido o mundo, pisará pela primeira vez em solo cabo verdense. Ele irá ministrar para os particinantes do fórum a oficina de "noções de bordado em adereços", onde terá como principal ponto de partida a tradicional gola de maracatu, vistosa peça do caboclo de lança, bordada de cima a baixo com lantejoulas multicoloridas. "Eu vou mostrar também que é possível utilizar a lantejoula para customizar outras peças, como máscaras e camisas. Mas o foco, especialmente, será para a tradição do maracatu", explica Manoelzinho.

Quem também está cheio de expectativas para a viagem é Cid Cavalcanti, o nome da delegação que irá representar o mais autêntico símbolo da cultura pernambucana, o Frevo. Esta será a terceira vez que ele leva o nome do estado para além das fronteiras do país - já esteve em Cuba, no XXX Festival de Cultura do Caribe (2010) e, no ano passado, acompanhou, na Unesco (Paris-FRA), o frevo conquistar o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Também, pela primeira vez em Cabo Verde, ele credita ao frevo tamanha repercussão do estado em outros países. "Além de ser uma imensa alegria de levarmos o frevo para a África, é também uma obrigação, devido à importância e influência da cultura africana em nossas raízes. Será um reencontro com nossa ancestralidade. E através do frevo, a responsabilidade se torna cada vez maior, do tamanho do título que ele tem hoje, da humanidade", declara. Durante o FCN, ele irá ministrar a oficina de "confecção de adereços", que abrange a feitura de tiaras, máscaras, etc. "Nosso país é um complexo de culturas diferentes, mas sabemos bem que a tradição de máscaras na África é algo muito forte. Com certeza, iremos perceber essa identificação com o povo de Cabo Verde.

Um encontro entre os mestres e o ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lucio Sousa, está sendo agendado. A ideia é que essas atividades durante o FCN 2013 sejam o ponta-pé para uma série de iniciativas que irão se suceder e aproximar cada vez mais os dois países, com traços relevantes de sua cultura interagindo e dialogando. A delegação pernambucana retorna ao Brasil  o próximo dia 6, após o fim do FNC 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário