terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rede de Pontos de Cultura constrói a Teia PE 2013

Em dezembro de 2013, os Pontos de Cultura de Pernambuco irão se reunir para discutir e elaborar propostas para a melhoria e a continuidade dos seus trabalhos. Este encontro estadual é chamado simbolicamente de “Teia”, por ser formada pela união de diversos pontos, e precede o fórum nacional do Programa Cultura Viva. Para esta construção, representantes de 17 Pontos de Cultura pernambucanos participaram nesta última quarta-feira (18/9) do Fórum Pré-Teia, quando foram discutidos o tema, a programação e a comissão de organização da Teia PE 2013.

O tema escolhido foi “Acertando os ponteiros: conquistas, limites e desafios da Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco”.  A data definida foi o período de 05 a 08 de dezembro. A programação e os convidados também foram esboçados, entre outros encaminhamentos. A próxima reunião para a continuidade do planejamento da Teia Estadual será no dia 10 de outubro, às 14h, na Casa Menina Mulher (Rua Leão Coroado, 55, Boa Vista, Recife. Telefone: 81 3231-0463).

“Nesta reunião de hoje, o mais importante foi que o governo e a sociedade civil estavam juntos numa construção e no mesmo sentido. Na Teia estadual, eu espero que se cumpra o que vai ser exposto e que os Pontos de Cultura estejam mais unidos para trabalharmos juntos”, defendeu Telma Andrade, representante do Ponto de Cultura “Mudando a vida com a arte”, de Casa Amarela, que atua na inclusão de artistas com deficiência.

O Ponto de Cultura Aláfia, de Goiana, também participou ativamente do debate sobre a Teia estadual. “É importante esta retomada da Teia frente aos nossos desafios diante do desenvolvimento do estado, pois a cultura precisa de espaço. O desenvolvimento não passa apenas pela questão econômica. Então, o estado precisa proporcionar ao cidadão a oportunidade de escolha de ser o que ele quiser, seja músico, tocador de berimbau ou outra coisa”, destacou, José Francisco, mais conhecido como Zinho, integrante do Aláfia.

O fórum Pré-Teia foi realizado pela Diretoria de Gestão e Coordenação do Programa Cultura Viva em parceria com a Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco (REDE.PE). A reunião aconteceu durante toda a quarta-feira (18/9), no Cult Hotel, em Boa Viagem. Todos os Pontos foram convidados a participar através de telefone e correio eletrônico.

Participaram representantes dos seguintes Pontos: Aláfia; Identidade Cultural, Caminho da Transformação Social; Aurora Cultural; Centro de Capoeira São Salomão; Sankofa; Alcance ao Mundo Sensível; Almirante do Forte; Farol da Vila – Coco de Pontezinha; Centro de Arte e Cultura Grupo Bongar; Estrela de Ouro; Mudando a Vida com a Arte; Alafin Oyó; Vivendo para o destino de ser mais!; Casa Menina Mulher; Eco da Periferia; Ensinamentos de Mãe Amara; e Vivendo Nossas Raízes. Da equipe da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, participaram o diretor Thiago Rocha Leandro, o coordenador José Monteiro, e os técnicos Emmanuel Cardoso, Marla Derzi, Mariana Lima, Rodrigo Barbosa e Flora Noberto.

ArticulaçãoNa Teia Estadual, serão debatidas e elaboradas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas referente ao Programa Cultura Viva, eleição do novo conselho da rede pernambucana e do seu regimento. Haverá ainda a eleição da Comissão Pernambucana e dos delegados que irão participar da TEIA Nacional, além da escolha do representante do estado que integrará a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).

A Teia Nacional tem como objetivo reunir representantes e integrantes dos Pontos de Cultura de todo o país em uma grande comunhão. Entre as premissas do evento estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação do Brasil e das políticas públicas de cultura. O Fórum fomenta a construção de marcos legais que reconhecem a autonomia e o protagonismo do povo brasileiro. Fora o viés político, os encontros nacionais da Teia são uma importante manifestação cultural. Em todas as edições, uma programação cultural intensa permeia as discussões e serve de vitrine para os Pontos de Cultura se apresentarem e se conhecerem.

Pontos de Cultura São entidades, sem fins lucrativos, com projetos conveniados através dos editais de seleção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Ministério da Cultura (MinC). Os Pontos de Cultura desempenham o papel de articular ações entre a comunidade e o Estado, visando à preservação de valores culturais, à transmissão de conhecimento e tradições dos grupos de cultura, além de assegurar ações que estimulem a inclusão social. Em Pernambuco, existem 163 entidades conveniadas como Pontos de Cultura.

Informações: (81) 3184-3025

Nenhum comentário:

Postar um comentário