sábado, 31 de agosto de 2013

Cordel se reencontra com a zona rural


Originário e símbolo poético das comunidades rurais do interior do Nordeste, o cordel volta a ser o foco das atenções deste público em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco. É que a literatura de folhetos é o tema da 3ª edição do Projeto Meu Campo Lê, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Através do projeto, o cordel será pesquisado, lido, produzido e explorado em todas as suas potencialidades, especialmente a de ser uma instigante ferramenta pedagógica. Para isso todos os professores atuantes na zona rural do município estão sendo capacitados e ganharam kits pedagógicos intitulados Sacola de Cordel. Entre textos e obras impressas, em vídeo e áudio, o kit expõe nomes como o pioneiro Leandro Gomes de Barros e referenciais como J. Borges, José Costa Leite e Patativa do Assaré, além de outros como Alexandre Morais, Arievaldo Viana, Genildo Santana e Abdias Campos.

O projeto Meu Campo Lê será desenvolvido até o final de 2013. Em agosto, iniciando as atividades, 45 professores participaram de uma oficina pedagógica ministrada pelo poeta Alexandre Morais, autor do cordel A Peleja do Boto Cor de Rosa com a Sereia Iara (Editora Suinara-SP), um dos mais de 40 títulos componentes da Sacola de CordelZ

Serviço
Projeto Meu Campo Lê – Cordel no campo e na escola
Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira e Programa Arca das Letras – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Veratânia Lacerda Gomes- Secretária de Educação (87) 9978.1600
Claudio Gomes – Coordenador local do Arca das Letras (87) 9633.3342

3 comentários:

  1. Olá. Num mundo cada vez menor, é difícil esconder uma cópia tão descarada como a que foi feita para esse Projeto Meu campo Lê. Sou criador da marca da Feira do Livro de Porto Alegre - http://www.feiradolivro-poa.com.br - um evento reconhecido e respeitado nacionalmente. A marca é uma cópia do meu trabalho. Por sinal, não mais meu, e sim da Câmara do Livro do Rio Grande do Sul, para quem reportarei tal fato absurdo. Espero que tomem alguma atitude em relação a essa cópia grosseira. Claudio Franco

    ResponderExcluir
  2. Esperando alguma manifestação oficial da Sra. Veratânia Lacerda Gomes - Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira, cujo telefone está publicado no post acima. Será que terei que ligar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOTA DE RETRATAÇÃO

      A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira vem, de público, retratar-se ao Senhor Cláudio Franco, pela utilização de logomarca criada pelo referido profissional e utilizada, sem sua prévia autorização, como imagem na marca do projeto de leitura desenvolvido por escolas rurais do município.

      Assumimos o compromisso de retirar, imediatamente, a imagem em questão, da identificação do nosso projeto de leitura “Meu campo lê”, criado em 2011, ainda na gestão anterior, pela coordenação pedagógica das escolas do campo, buscando desenvolver atividades de incentivo à leitura.

      Salientamos, assim, o pedido de desculpa pública e enfatizamos a nossa preocupação com o profissionalismo e o respeito aos direitos autorais, no que informamos já termos retirado toda e qualquer referência à logomarca em questão.

      Respeitosamente,

      Veratânia Morais
      Secretária de Educação
      --
      Prefeitura de Afogados da Ingazeira
      Núcleo de Comunicação Social

      Rodrigo Lima: (87) 9978.1718 / (81) 9668.4668
      Cláudio Gomes: (87) 9633.3342
      Facebook/afdaingazeira
      Twitter/afdaingazeira

      Excluir