segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pernambuco e Itália se encontram na brincadeira popular

Divulgação
Sob máscaras, artistas dão vida à tradição. São personagens que cantam, dançam e improvisam no grande teatro, que é o mundo. Apesar de distantes geograficamente, a commedia dell'arte, na Itália, e o cavalo marinho, em Pernambuco, possuem muito mais semelhanças do que se imagina. E nos dias 25 e 26 de junho, o Teatro Arraial será o ponto de encontro entre essas duas expressões artísticas. É que chega ao Recife o "Seminário Internacional Teatro-Máscara-Ritual: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho", que pretende lançar um  olhar mais profundo sobre as relações e conexões observadas em ambos.

O Seminário Internacional é uma das ações do projeto Scambio dell’arte, contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2012, e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe. A concepção e coordenação é de Joice Aglae Brondani, fundadora da Cia Buffa de Teatro e integrante da Bottega Buffa CircoVacanti (Itália).  A ideia de estabelecer o intercâmbio entre esses espetáculos populares surgiu quando a CIA Buffa de Teatro, que, juntamente com  a Bottega Buffa CircoVacanti (Itália), procurou estreitar os laços com a brincadeira do cavalo-marinho. Através do Grupo Peleja, chegaram até o Estrela de Ouro, de Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado (PE).

As relações e semelhanças existentes entre a commedia dell'arte e o cavalo marinho, principalmente no uso de máscaras e em sua dramaturgia - tendo a improvisação dos atores e brincantes como ponto forte de ambas - estará presente na programação do Seminário, que é gratuita. Durante os dois dias, artistas, pesquisadores e demais interessados poderão acompanhar conferências, mesas redondas e um experimento cênico, resultado de um laboratório que está sendo desenvolvido por uma equipe de seis pesquisadores e brincadores em Condado (PE), até este domingo (23/5). Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo e Veronica Risatti, colocarão em prática o experimento, com máscaras e figuras da commedia dell'arte e o cavalo marinho dividindo o mesmo espaço. No decorrer da programação, os convidados Bèatrice Picon-Vallin, Inês Marocco e Marcondes Lima participaram da mesa redonda e das conferências.

O calendário do Scambio dell'arte seguirá adiante, com outras atividades, como aulas-espetáculo e oficinas. De 1 a 27 de julho, o projeto volta a Condado, em mais uma etapa do laboratório de investigação. De 29 de julho a 2 de agosto, o projeto retorna ao Recife, com a programação renovada, com mais conferências e demais atividades. De 5 a 9 de agosto, o Scambio dell'arte chega à Uberlândia (MG).

Confira abaixo a programação do Seminário Internacional Teatro-Máscara-Ritual: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho

Terça (25/6)

8h às 12h - Scambio dell’Arte
Experimentos de intercâmbio entre as máscaras da Commedia dell'Arte (Cia Buffa de Teatro, Bottega Buffa CircoVacanti) e do Cavalo Marinho (Peleja e Estrela de Ouro/Condado-PE)
Artistas/pesquisadores/brincadores: Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo e Veronica Risatti.

18h às 20h - Mesa redonda
Bèatrice Picon-Vallin, Inês Marocco, Marcondes Lima, Aguinaldo Roberto Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
Mediação: Joice Aglae

Quarta (26/5)9h - Conferência com Dr.ª Bèatrice Picon-Vallin
"Le pays du théâtre: La scène comme lieu privilegie dês relations interculturelles"
("O país do teatro: a cena como lugar privilegiado das relações interculturais")

10h - Conferência com Drª. Inês Marocco
"O papel de um sistema de treinamento a partir das técnicas corporais do gaucho na formação do ator /dançarino”
Demonstração artística: Áquila Mattos e Gabriela Boccardi Mendes
Mediação: Marcondes Lima

11h - Debate com o público

ServiçoTeatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
Entrada gratuita

Informaçõesscambiodellarte@gmail.com
(81) 9755-3279

Nenhum comentário:

Postar um comentário