![]() |
| Natural de Caruaru, Ortinho se apresenta com a banda Querosene Jacaré |
Apresentações musicais, mostra de audiovisual, espetáculos de teatro e dança, literatura, fotografia, patrimônio, artes visuais, artesanato, oficinas e palestras tomarão conta de toda a cidade, trazendo para Caruaru, pela segunda vez, o conceito de descentralização, uma das marcas do FPNC.
A cantora Karina Buhr se apresenta na sexta-feira (17)
No Palco Nação Cultural, localizado na antiga Estação Ferroviária, o público poderá conferir o que há de mais expressivo na música brasileira contemporânea. Artistas pernambucanos se somam a nomes nacionais em shows que começam sempre às 21h. Na quinta-feira, 16/05, o cantor e compositor Junio Barreto, filho de Caruaru, sobe ao palco como atração principal na mesma noite em que se apresentam os grupos Sonic Junior, Caapora e o cantor Joanatan Richard.
Sexta-feira, 17/05, a cantora caruaruense Rogéria abre a noite, seguida do grupo Querosene Jacaré que faz um show especial para comemorar 15 anos do lançamento do seu primeiro disco, Você não sabe da missa um terço. Nesta noite, Lira (ex-Cordel do Fogo Encantado) e Karinha Buhr – dois nomes pernambucanos de destaque na cena musical do País, também levam os seus respectivos shows para o Palco Nação Cultural. No sábado é a vez de Daniel Finizola, Caravana do Delírio e Tibério Azul se apresentarem na mesma noite que terá ainda o músico Dado Villa Lobos, ex integrante da Legião Urbana – banda que marcou a história do rock nacional. Além do Palco Nação Cultural, o Palco Coreto e o Palco Garagem levarão atrações diversas para os amantes da música de todos os estilos.
GARAGEM – A cena musical alternativa de Caruaru tem espaço no Palco Garagem onde na quarta-feira (15/05), a partir das 20h, se apresentam os grupos Aggressive, Dentes Azuis, Sonicbirds, Consciência Nordestina, Sangue de Barro e o rapper carioca MC Marechal. Antes dos shows, a Ocupação Hip Hop Irmandade 1 traz para a Estação Ferroviária expressões da cultura de rua como break, grafite e rap, tendo como mestre de cerimônia o músico Gilmar Bola 8 (Nação Zumbi).
ARTES CÊNICAS – Espetáculos de teatro adulto e infantil, além de apresentações de dança aportam no Sesc de Caruaru durante a semana do festival. Já no final de semana é a vez do Parque Severino Montenegro receber atrações especialmente escolhidas para o entretenimento de toda a família.
AUDIOVISUAL – Curtas pernambucanos premiados em festivais nacionais e internacionais integram a mostra Cinema na Estrada. Os filmes serão exibidos no Alto do Moura, Comunidade Malhada da Pedra, distrito de São João da Escócia, Bairro do Salgado e no Presídio Plácido de Souza. No sábado (18/05), acontece o Encontro de Cineclubes do Agreste Central, no Museu do Barro de Caruaru.
CULTURA POPULAR – A cultura popular tem espaço garantido na programação do FPNC Caruaru 2013. Encontros de Bois, Bacamarteiros, Pifeiros, Mazurcas e outros grupos e artistas mostram a força das raízes e tradições populares em apresentações espalhadas por diversos pontos da cidade. O projeto Cultura Livre na Feiras – que durante todo o ano percorre as feiras livres do estado com apresentações de artistas populares – também participa do festival com edições na Feira de Gado de Caruaru e no Museu do Cordel. A programação inclui diversas outras ações, com destaque também para as atividades de formação cultural.
O público também pode acompanhar o festival pelas redes sociais: no twitter @penacaocultural, no facebook.com/secultpe e no Instagram @penacaocultural.
PÔSTER – Uma das novidades do circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural para este ano é o concurso para escolha do pôster para cada edição do evento. Depois das obras selecionadas para os festivais da Mata Norte e do Sertão do Moxotó, o FPNC Caruaru ganhou o seu exemplar, a cargo do artista Raul Souza. A obra foi escolhida pela comissão julgadora por representar bem a proposta que o festival pretende levar para a cidade: um programação contemporânea, que dialogue diretamente com a cena cultural alternativa em crescimento na cidade nos últimos anos, com a chegada de faculdades e um número crescente de artistas e produções musicais, literárias, cinematográficas, etc.
NARRATIVAS – A Secretaria de Cultura e Fundarpe aproveitam a ocasião para lançar a segunda edição do Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana. Depois da série Carnaval, lançada em fevereiro deste ano, as instituições apresentam agora a série Festival Pernambuco Nação Cultual, ao mesmo tempo em que homenageiam três personagens da publicação: João do Pife (tocador e fazedor de pífano), Mestre Dila (xilogravurista e cordelista) e Dr. Leite (colecionador de músicas sobre Caruaru), todos residentes da cidade agrestina.
Se no primeiro caderno o mote eram as manifestações das festas de Momo em Pernambuco, neste segundo o que se veem são histórias e entrevistas com mestres, grupos e tradições que compõem o tecido da nossa cultura em diferentes regiões e cidades por onde passou o Festival Pernambuco Nação Cultural no primeiro semestre de 2012.
Confira a programação completa de DIFUSÃO, com shows e apresentações culturais, AQUI.
Confira a programação de FORMAÇÃO, com palestras, oficinas e mostras, AQUI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário