terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Carnaval de Bezerros é mantido pela tradição dos papangus

Quem nunca já ouviu falar do Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, se rende à irreverência e tradição dos papangus. Para a festa de cores e identidade secreta acontecer, vários artesãos se dedicam no trabalho de confecção das máscaras, muitas vezes feitas de papel e cola.

Bezerros ficou conhecida como Terra dos Papangus devido aos milhares de mascarados que invadem a cidade durante os festejos carnavalescos. Segundo contam os moradores mais antigos, a brincadeira começou quando alguns homens quiseram sair no carnaval sem serem reconhecidos para despistar a atenção de suas esposas.

 Os primeiros grupos de mascarados invadiam as residências de familiares e amigos, comendo e bebendo anonimamente. O fato ia se repetindo e foram surgindo a cada ano novos blocos de mascarados.

Hoje, não são apenas os homens que desfilam mascarados, mas também as mulheres e as crianças, numa celebração da alegria única em todo o Brasil. Tornou-se uma tradição que passa de pai para filho e vem crescendo com o incentivo da Prefeitura Municipal, que realiza anualmente o Concurso do Papangu, distribuindo troféus e prêmios em diversas categorias.

Durante o desfile pela cidade, os papangus bebem e comem angu de milho, uma comida típica da região. Devido ao exagero no apetite de alguns foliões, originou-se o nome da festa - "papa angu". A principal regra desta importante tradição carnavalesca é manter o sigilo sobre as máscaras que serão usadas, para que ninguém venha a ser reconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário