sábado, 26 de janeiro de 2013

26 de Janeiro dia da Gula

Hoje, 26 de janeiro, é o Dia da Gula, um dos sete pecados capitais segundo a Bíblia, e que anda um pouco esquecido. E um caminho para obesidade, conforme os médicos.

Gula, pecado ou mero prazer?

Explicações existem muitas e de fontes diferentes. O fato é que a gula, que hoje é homenageada pelos calendários, só virou preocupação social no século IV. Ao contrário do que se acredita, Adão, Noé, Abraão e o próprio Messias não faziam nem idéia do que ela representava. Sua fama como pecado foi posta pelo papa Gregório, o Grande. Conforme os historiadores, o culto aos prazeres da boa mesa era combatido para evitar a fome em massa e o paganismo.

Freud, criador da psicanálise, concluiu que a vontade de comer e o desejo por sexo são controlados pelo mesmo comando cerebral. Então o impulso nervoso que ativa a fome seria o mesmo que desperta a libido.

Os médicos explicam que a gula é um distúrbio comportamental, uma falta de controle, e não uma doença. Na verdade, está ligada à satisfação oral. Indivíduos que a apresentam sentem prazer quando terminam de comer.

Atualmente, o prazer de comer é exaltado e valorizado, ora é considerado uma agressão ao organismo. Definir a gula por si só é fácil, o complicado é classificá-la.

A gula ligada à obesidade é um problema social novo, do século XX. No entanto, aparece em países com muitas quantidade e variedades de alimentação, onde os olhos comem mais que a própria vontade de se alimentar, ou seja, come-se mais do que se deve comer. A gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por, comida, bebida ou intoxicantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário