segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Balança de madeira e pedras no sítio São João Novo

Estava fazendo um trabalho no sítio São João Novo município de Afogados da Ingazeira na casa do senhor Valdeci Marinheiro quando me deparei com um objeto de madeira que a princípio imaginei ser um balanço infantil.
Fiquei a observar o objeto e aquilo me intrigava, então perguntei:
Quem fez esse balanço?
O senhor Valdeci sorriu e me respondeu:

Não é um balanço infantil é uma balança feita a mais ou menos 200 anos, já quiseram comprar mas não vendo, não é o pelo dinheiro e sim pelo valor sentimental.
Sei que o primeiro dono se chamava Saturnino Ramos, o segundo Manuel Ramos , o terceiro Josias Ramos que foi quem deixou para mim.
E desafio qualquer um com esses pesos de pedras, pode trazer qualquer peso de ferro que o meu de pedra bate o peso certinho. Tenho alguns fregueses mais velhos que falam que se eu comprar uma balança nova pra pesar minha mercadoria, não compram mais aqui! Então vou conservando essa e deixar ela pra próxima geração.

O senhor Valdeci na sua simplicidade me deu uma aula e eu mostro a vocês algumas fotos da balança de madeira e pedras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário