sábado, 21 de julho de 2012

Seis pernambucanos têm filmes selecionados para Festival de Brasília

Com seis cineastas pernambucanos garantindo participação na competição, o Festival de Brasília divulgou a sua lista oficial, nesta quarta-feira (18). Destaques entre os longa-metragens de ficção, “Era uma vez eu, Veronica”, do diretor Marcelo Gomes, “Boa sorte, meu amor”, de Daniel Aragão, e “Eles voltam”, de Marcelo Lordello, representam metade dos concorrentes somente nessa categoria.

O cineasta Gabriel Mascaro teve duas obras selecionadas em mostras diferentes: “Doméstica” (longa metragem documentário) e “A onda traz, o vento leva” (curta-metragem documentário). Os filmes “Canção para minha irmã”, de Pedro Severien (curta-metragem ficção), e “Câmara escura”, de Marcelo Pedroso (curta-metragem documentário), também se destacaram na seleção.
A boa onda no cinema pernambucano também foi comemorada pelo cineasta Pedro Severien. “Eu acho que, em Pernambuco, está havendo a projeção da expressão e a expansão de novos autores e isso é fruto de uma teia criativa e de uma tradição pela arte mesmo. É super natural que surjam novos nomes. É importante este diálogo entre os autores, acho que isso existe e é real. E o cinema que se faz em Pernambuco é parte do cinema brasileiro. Não acho que exista uma vontade de isolamento, pois fazemos trabalhos com atores e autores consagrados de outros estados. Não existe um cinema de Pernambuco, mas um cinema que se faz em Pernambuco e que dialoga com todo o Brasil. É importante deixar isso claro”, afirmou.

No total, foram inscritos 580 filmes para concorrer às várias categorias do Troféu Candango. Destes, 51 foram longas-metragens de ficção; 75 foram filmes de longa-metragem documentário; 123 títulos de curta-metragem documentário; 296 filmes concorrendo como curtas-metragens de ficção; e 35 curtas de animação. Destes, 103 foram filmes produzidos em Brasília. Ao todo, foram selecionados seis títulos de cada categoria para as mostras competitivas, de acordo com a assessoria de imprensa do evento.

Com informações da Assessoria
Da redação Caruaru360Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário