![]() |
| Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra apresentam o projeto "A Curva da Cintura" |
Shows musicais, mostra de audiovisual, espetáculos de teatro e dança, feira literária, encontros de poesia e de cultura popular, circo, fotografia, patrimônio, design, moda, artes visuais, artesanato, oficinas e palestras tomarão conta de toda a cidade, trazendo para Caruaru o conceito de descentralização, uma das marcas do FPNC. "O festival chega pela primeira vez a Caruaru com ações descentralizadas, reforçando atividades artísticas em bairros como Salgado, São João da Escócia, Cohab III, Centenário, Alto do Moura, Boa Vista e Maurício de Nassau. Com o visível crescimento da cidade, o evento não poderia deixar de contemplar bairros tão populosos e por muitas vezes à margem das políticas publicas em cultura. Um outro aspecto importante é a presença dos artistas de Caruaru na grade de programação, tornando-a bastante representativa e participativa", cometa o coordenador do Festival Pernambuco Nação Cultural, Leo Antunes.
A grade de shows do Palco Nação Cultural, montado na Estação Ferroviária, contempla desde artistas locais até expoentes da moderna MPB. Na quinta-feira (17), a partir das 21h, abrem a noite, a cantora Rogéria e, na sequência, o grupo Babi Jaques e Os Sicilianos. Caruaruense aclamado pela crítica nacional e autor de vários sucessos gravados por nomes como Marcelo Jeneci, Ortinho é o terceiro artista a subir ao palco. Fecham a noite a dupla Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, que juntos apresentarão canções do projeto “A Curva da Cintura”.
Na sexta-feira (18) as atrações são Bongar e Bejamin Taubkin, Erisson Porto e o grupo Sangue de Barro. A noite termina com o cantor Otto e sua coleção de sucessos já conhecidos do grande público. No sábado (19) o Palco Nação Cultural recebe uma grande homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Na programação estão Seu Luiz e Os Comparsas, Valdir Santos (com participação de Azulão), João Silva, Hebert Lucena e, finalizando a noite, Israel Filho. Todos os dias nos intervalos e após a última atração, a DJ Lala K comanda as pick’ups com um set list que promete agradar a todos os públicos.
Mais músicaAlém das apresentações do Palco Nação Cultural, o Coreto localizado na Estação Ferroviária também receberá shows entre os dias 17 e 19 de maio (quinta a sábado). Na terça e quarta-feira (15 e 16), o rock alternativo ganha destaque na programação do festival com o Projeto Garagem. Para comemorar o aniversário de Caruaru, na sexta-feira (18), a Escola Gigante do Samba animará o Marco Zero da cidade com um grande cortejo.
Literatura
A programação literária do FPNC Caruaru ganha um polo montado na Praça Chico Porto, no bairro Mauricio de Nassau. Na quinta e sexta-feira (17 e 18), a Praça das letras irá abrigar Encontros de Poesia Oral e Cordelistas, além da ação batizada de Mini-Feira Literária. E no bairro Centenário, os moradores receberão recitais de casa em casa com a participação dos poetas Miró, Valmir Jordão, Paulo Pereira e Damião dentro do projeto A gente da palavra.
Cultura popular
As manifestações da Cultura Popular também ganham destaque na programação do festival. Na quarta-feira (16), a Cohab III recebe o Encontro de Bois, a partir das 17h. Na quinta-feira (17), o Alto do Moura recebe o Cortejo de Pifeiros, a partir das 18h. O Baixo Alto do Moura recebe no final de semana o Encontro de Mazurcas (sexta-feira, 17h) e o Encontro de Bacamarteiros e Trios Pé de Serra (sábado, 16h).
Formação cultural
Além das atrações de diversas linguagens, ações de formação cultural, entre oficinas, palestras e workshops também integram a programação do festival.
Confira tudo o que acontece no festival através do blog: www.fpnc.org e nas redes sociais: @penacaocultural e facebook.com/secultpe
Veja aqui programação completa do FPNC de Caruaru. Veja também a Programação de Formarção Cultural.

Nenhum comentário:
Postar um comentário