quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de MAIO – 122 ANOS DA BANDA ISAIAS LIMA

 Em Triunfo, Uma das bandas mais antigas de Pernambuco festeja seus 122 anos de luta.

Triunfo pode orgulhar-se de ser a casa da mais antiga banda de música em atividade no sertão pernambucano.
Fundada em 31 de maio de 1890, a Banda Isaias Lima continua encantando com seus dobrados, valsas, frevos, chorinhos e marchas.
Patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade de Triunfo-PE, pertence a seleta galeria das bandas centenárias brasileiras.
O Clube Central Isaias Lima conta hoje com a participação de 25 músicos na faixa etária entre 13 e 50 anos, além de manter uma escola de iniciação musical que atende atualmente 20 alunos.
Com um repertório bastante variado a banda participa das Noites Marianas, das festas natalinas e dos principais eventos do nosso município, bem como de eventos da região.
O Clube Central Isaias Lima não tem medido esforços na conscientização cultural para preservação e divulgação de nossas tradições e a valorização do potencial turístico e cultural do sertão do pajeú, promovendo o acesso dos novos alunos à prática musical e à democratização da cultura como exercício de cidadania.
A Banda Isaias Lima está sempre presente nos principais eventos da cidade e da região.
Retretas, alvoradas, procissões, novenas, cerimônias cívicas, inaugurações e recepções de autoridades, são alguns eventos dos quais a banda tem participado, além de manter uma programação cultural própria.
O repertório da Isaias Lima consta de dobrados, marchas religiosas, valsas, frevos, maracatus, e músicas de artistas populares da nossa região, como também de artistas nacionais e internacionais.

Breve histórico:
O Clube Central Isaias Lima foi fundado em 31 de maio de 1890 e instalado no dia 15 de agosto de 1892.
Antes da denominação de Clube Central Isaias Lima, existiam na cidade duas bandas Musicais de nomes: Garra e Fumo. Dirigida a primeira pelo Sr. Isaias Lima e a segunda pelo Sr. Deodato Monteiro.
Cada banda procurava suplantar a concorrente nas suas exibições musicais, o que dava origem a conflitos onde instrumentos eram quebrados, músicos feridos e muita correria.
Com o passar do tempo, a Banda Musical Fumo, foi extinta e alguns dos seus membros passaram a fazer parte da Banda Garra.
 
A Banda teve várias denominações: Clube Central Triunfense, Santa Cecília, Clube Central de Triunfo e, finalmente, Clube Central Isaias Lima em homenagem ao grande músico e dirigente da Banda Musical fundada em 31 de maio de 1890.
São finalidades do Clube: Manter sua banda e orquestra, manter em atividade as escolas musical e dramática, proporcionar aos seus associados, horas de verdadeira recreação, manter o gosto pela literatura e organizar uma biblioteca.
O Clube Central Isaias Lima tem sede própria que funciona num prédio doado à Sociedade pelos herdeiros do Sr. Siqueira Campos, em 22 de agosto de 1966, na presidência do Sr. Magno Bezerra de Norões.
A Banda Isaias Lima está em plena atividade, mantendo suas aulas de música, realizando suas apresentações em Triunfo e cidades vizinhas.
Atualmente o Clube Central Isaias Lima é presidido pelo Sr. Lourenço Lopes Nunes, e a regência da banda está sob a batuta do Maestro Lucivaldo Oliveira Ferreira.

Matéria enviada a nosso blog pela redação do Boom !

Nenhum comentário:

Postar um comentário