terça-feira, 6 de março de 2012

Museu do Estado de Pernambuco recebe obras da artista plástica Solange Magalhães

Francesa radicada no Brasil há 60 anos, Solange Magalhães passou boa parte deste período vivendo em Pernambuco. Casada com o designer e
artista plástico Aloísio Magalhães, a pintora se apaixonou pelos temas e cores do Nordeste. Desde a estreia pública no Rio de Janeiro, com
a primeira mostra individual na Galeria Goeldi, até o período atual, Solange fala através de sua arte de assuntos tão diversos como as emoções
humanas e a criação do mundo. Um recorte da extensa produção da artista pode ser conferido pela primeira vez no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe, a partir da próxima quinta (09.03), na exposição Pinturas Recentes.

A exposição traz para o Mepe 20 pinturas em eucatex (acrílicas) e 38 em papel. As obras foram produzidas durante os período de 2009 a 2011, detalhe que motivou o título do evento, embora a artista ressalte que não gosta de nomear os seus trabalhos. "Não dou títulos aos meus quadros porque acho que você acaba impondo algo ao espectador. Quero que cada um tenha liberdade de estabelecer um diálogo com a obra e fazer a sua própria interpretação daquilo que vê", teoriza.

Autoditada, a pintora que cursou durante três anos a faculdade de Física revela que a ciência interferiu no seu estilo de pintar. "Física e pintura têm muito a ver, porque em ambas você procura a essência das coisas", explica. Transitando entre o figurativo e o abstrato, Solange Magalhães acredita na complementação dessas correntes. "Na vida a gente acaba fazendo o que a gente é. Constato, na verdade, que o ser humano é feito de coisas antagônicas", explica.

Expondo pela primeira vez no Museu do Estado, Solange destaca a importância do espaço para as artes plásticas e visuais em Pernambuco. "Acho que este espaço está seguindo uma linha bem interessante, abrindo espaço para a arte contemporânea", comenta.

A exposição Pinturas Recentes fica em cartaz no Mepe até 08 de abril. A abertura para convidados acontece no dia08 de março, a partir das 19h.

Vida & Obra - Nascida na França em 1939, Solange Magalhães veio morar no Rio de Janeiro com 13 anos de idade. Estudou Física Teórica de 1960 a 1963, quando passou a se dedicar à pintura. Sua primeira mostra individual foi em 1968 na galeria Goeldi, no Rio de Janeiro, a convite do crítico de arte Clarival do Prado Valladares. O texto de apresentação era assinado por Clarice Lispector.

Desde então, realizou numerosas exposições individuais e coletivas, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo e também na Alemanha e na França. Destacam-se as realizadas na Alemanha, em 1980: uma mostra na Studien Galerie da Universidade de Stuttgart, a convite do professor Max Bense; no Rio de Janeiro, em1995, no Museu Nacional de Belas Artes, “Solange Magalhães, 30 anos de Pintura, uma Visão Circular do Mundo”; também no Rio, em 2007, no Espaço Cultural Correios “Do Caos ao Cosmos”.

Mais informações sobre a artista no site: http://www.peinturessolange.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário