sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cultura Livre nas Feiras repete sucesso em Gravatá e Limoeiro

O projeto Cultura Livre nas Feiras aporta mais uma vez neste final de semana em Gravatá e Limoeiro repetindo o sucesso das edições anteriores nas duas cidades. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe, tem como finalidade a valorização das linguagens dos artistas populares que atuam nas feiras de várias cidades pernambucanas. Ao longo do ano, o projeto deverá chegar a 50 municípios do estado.


Em Gravatá, a programação começa às 8 horas com apresentação do mamulengo Chameguinho e prossegue às 9h com show de Carlos Gil e banda. Em Limoeiro, as apresentações começam também a partir das 8h com o tradicional Boi Leão. Já às 9h, sob o comando do diretor teatral Fábio André, o grupo de teatro ligado ao Galpão das Artes exibe espetáculo em torno do conhecido personagem da cultura popular, Mané Gostoso. As exibições encerram-se às 10h com número de dança de hip hop.


Até agora o Cultura Livre nas Feiras passou pelas cidades de João Alfredo, Carpina, Santa Cruz do Capibaribe e Custódia. Ainda este mês será levado às cidades de Petrolina (dias 25 e 26), Serra Talhada (27), Palmares (25) e Garanhuns (25).


O projeto pretende levar ao cotidiano da população que frequenta as feiras livres, ao longo de 2012, uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos expressam seus conteúdos identitários, valorizando não apenas os artistas populares mas os usos e costumes presentes naqueles locais onde há grande circulação de pessoas nos municípios.


O Cultura Livre nas Feiras integra um conjunto de 20 metas estratégicas para a cultura pernambucana, recentemente pactuadas pelo secretário de Cultura, Fernando Duarte, com o governador Eduardo Campos. Entre outras metas estão a regionalização do Funcultura, a ação cultura voltada para os povos tradicionais e os festivais Pernambuco Nação Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário