terça-feira, 30 de abril de 2013

Lançamento do cordel infantil do poeta Alexandre Morais.

E então, eu avisei que teríamos um encontro para o lançamento do meu cordel infantil A Peleja do Boto Cor de Rosa com a Sereia Iara, não foi? Pois chegou a hora. Conto com sua presença. Ajude tambem divulgando. Conte pra todo mundo por todos os meios possíveis.  Agradeço muito.


Serviço:
 
O que? lançamento do cordel infantil A Peleja do Boto Cor de Rosa com a Sereia Iara


Quando? sexta-feira, 03 de maio de 2013


Que horas? a partir das 19 horas


Onde? na Praça Monsenhor Arruda Câmara, em frente à catedral, no centro de Afogados da Ingazeira


Quem é o autor? Alexandre Morais


Qual a editora? Suinara


Qual a classificação da obra? brochura, ilustrado e colorido


E os temas abordados? literatura/literatura infanto juvenil/poesia/cordel/xilogravura/folclore/diálogo/gênero/respeito/amizade/compreensão/perdão


E o que vai ter mais? contação de histórias, brincadeiras, personagens, vídeos, recital, música...
 
E qual o preço do cordel? R$ 20,00

Alexandre Morais:.
(87) 9933.1797
ajlmorais@gmail.com
www.culturaecoisaetal.blogspot.com

Cantoria Clube do Repente - Campina Grande - PB


Assim viveu e morreu Lampião Rei do Cangaço

O poeta cearense Geraldo Amancio nos oferece, através  deste livro, uma obra poética de primeira. Com 181 estrofes de sete linhas. 

Ao prefaciar este trabalho, o advogado Paulo Quezado, afirma: “Assim viveu e morreu Lampião Rei do Cangaço, é, portanto,  muito maios do que um simples texto cordelista produzido com autenticidade e bom gosto. É, sim, uma verdadeira imersão cultural nos preceitos e valores poéticos, geográficos e sociológicos do povo nordestino. Remetendo o leitor, através  da história de Lampião, aos primórdios da identidade do ‘caboclo do sertão’: sua arte, seu meio e seus ícones”
O renomado cordelista cearense, Rouxinol do Rinaré, na apresentação deste trabalho, assim se expressou:


“Que texto genial. Li de uma ponta à outra, sentindo o encanto das rimas perfeitas e a beleza da composição das estrofes...”

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Interessa? O livro tem 70 páginas. Preço R$ 25,00 (Vinte e cinco reais) com frete incluso, para todo o Brasil. Onde comprar? Com o revendedor oficial Professor Pereira através do E-mail franpelima@bol.com.br ou pelos tels. (83) 9911 8286 (TIM) - (83) 8706 2819 (OI).


http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/ 

30 de abril dia Nacional da Mulher

Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.

Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.

No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.

Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.

A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.

Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes. A força feminina é suave e poderosa por si só.

A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

Fonte: Planeta news

Secult-PE e Fundarpe anunciam nova composição da Comissão Deliberativa do Funcultura

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) tornam pública a nova composição da Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Os nomes dos membros titulares e suplentes foram publicados no Diário Oficial do Estado de Pernambuco nº 78, no último sábado (27). Entre outras atribuições, o grupo é responsável por apreciar e julgar os projetos inscritos nos editais do Funcultura. A primeira reunião do grupo será realizada nesta terça-feira (30). Confira abaixo a lista com os nomes e as entidades que representam.

A Comissão Deliberativa do Funcultura é composta por um presidente e por quinze membros efetivos, sendo cinco indicados por instituições culturais, cinco indicados por entidades representativas dos artistas e produtores culturais e cinco representantes do Governo do Estado. Sendo assim, a comissão evidencia o seu caráter democrático na gestão do fundo público de incentivo à cultura. É importante ressaltar que os integrantes da comissão estão proibidos de apresentar ou compor a equipe principal de projetos submetidos ao Funcultura.

A convocatória para inscrição e indicação de candidatos a integrar a comissão foi lançada no dia 25 de março e o prazo foi encerrado no dia 09 de abril.

COMISSÃO DELIBERATIVA DO FUNCULTURA
Instituições culturais e entidades representativas

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Titular: Edenilze Teles Romeiro
Suplente: Maria Grazia Cribari Cardoso

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)Titular: Sandra Helena Pereira Rodrigues
Suplente: Vera Lucia Guimarães Cavalcanti

Universidade de Pernambuco (UPE)Titular: Alexandre Furtado de A. Corrêa
Suplente: Alberon de Lemos Gomes

Ministério da CulturaTitular: Maria Teresa Barbosa Huang
Suplente: Nilton Oliveira Valença

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Titular: Raldianny Pereira dos Santos
Suplente: Lucila Nogueira Rodrigues

União Brasileira de Escritores (UBE)Titular: Américo Furtunato Gomes da Silva
Suplente: Carmen Lúcia Couto Fonseca

Fototech – Associação de FotógrafosTitular: Fernanda Freire de Souza
Suplente: Marco Antonio Porto da Silva

União Brasileira de Compositores/PE (UBC – PE)Titular: Anderson de Lima Lopes
Suplente: Estevam Vieira de Santana Junior

Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (SATED – PE)Titular: Clébio Marques da Silva
Suplente: Ronaldo Lopes Brissant

Centro Pernambucano de DesignTitular: Luciene Torres de Carvalho Nunes
Suplente: Silvia Regina Galindo de Medeiros França de Oliveira

- Representantes do Governo do Estado

Titular: Elenilza Ferreira de Melo
Suplente: Teresinha de Jesus Carlos Araújo

Titular: Marilia Rameh Reis de Almeida Braga
Suplente:Cecília da Rocha Pêssoa

Titular: Andreza Jatobá Portela
Suplente: José Renato Ferreira dos Santos

Titular: Júlia Curvelo Pedrosa
Suplente: Renata Echeverria Martins

Titular: Milena Silvino Evangelista
Suplente: Wellington José de Melo

Brasília vai ter museu da cultura negra, diz ministra da Cultura

O Ministério da Cultura vai se empenhar para a instalação de um museu,  na capital federal, destinado a registrar a história e o legado deixado pelos  negros na formação da população brasileira .
“A capital da República tem o dever de registrar a influência da cultura negra  em um país que tem 53% de sua população composta de afrodescendentes”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela ressaltou que vai  “trabalhar pessoalmente” para que o projeto seja efetivado.
 
De acordo com a ministra, já existe um terreno para a construção do museu. Ele foi doado pelo então governador do Distrito Federal, Cristovão Buarque, mas “ficou esquecido durante muitos anos, tendo o governador Agnelo Queiroz firmado a redestinação”. O terreno, segundo ela, está localizado em uma área nobre de Brasília, no Lago Sul.
 
Marta lembrou que foi durante a sua gestão na prefeitura de São Paulo que foi instalado na cidade um museu com o mesmo objetivo. Ele fica em uma área nobre da capital paulista, o bairro do Ibirapuera. “Foi escolhido o prédio mais bonito do lugar, a sede antiga da prefeitura”, disse.
 
Segundo a ministra, grande parte do acervo do Museu Afro de São Paulo foi doada pelo colegionador Emanuel Araújo que fez um pedido especial à então prefeita Marta Suplicy: “Prefeita, não vá instalar o museu em um porão”. Segundo ela, a resposta foi construir o museu em um lugar bonito. “É o que vai ocorrer também em Brasília”, ressaltou a ministra da Cultura.
A ministra lembrou que dos 10 milhões de negros que foram retirados da África para trabalhar como escravos, 5 milhões vieram para o Brasil, e só entre 1700 e 1800 desembarcaram por aqui 2,5 milhões de negros. De acordo com Marta Suplicy, a ideia de montar o Museu Afro de Brasilia começou com a visita que fez à à Fundação Palmares, onde existe uma maquete do prédio.
 
“Toda a história tem que ser mostrada no museu da capital federal. Não deve ser somente o museu da dor, mas que conte a história da vinda dos negros, do que ocorreu nas lavouras, o processo da abolição, o resgate da autoestima desse povo que construiu o Brasil, pois a identidade brasileira é negra, na gastronomia, na música, nas danças e também na religião”, disse. Para a ministra da Cultura, o mais difícil para a instalação não é colocar peças à mostra, mas prover o museu de recursos tecnológicos para recuperar a história dos negros no Brasil. Segundo ela, nos Estados Unidos a população negraé composta por 13% dos americanos. No entanto, o país está construindo “um museu gigantesco, em frente ao Pentágono, em Washington, com investimento de US$ 500 milhões”, destinado a registrar a história dos negros nos EUA.
 
Marta Suplicy esteve hoje na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, onde fez uma exposição das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Cultura.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONVITE - Lançamento do cordel infantil do poeta Alexandre Morais.

Para ver maior clique na foto
Lançamento do cordel infantil do poeta Alexandre Morais. 
Dia 05 de Maio (domingo)
19H na Praça Monsenhor Arruda Câmara em Afogados da Ingazeira - PE

Vamos todos!

Para combater o sedentarismo a Academia Estação Atlética e a prefeitura de Afogados promovem aula gratuita de aeróbica

O sedentarismo é um dos grandes causadores de doenças, sobretudo cardíacas. Com o  objetivo de combater esse mal e estimular a prática de exercícios pela população, a Academia Estação Atlética e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoverãm um grande “aulão” gratuito de aeróbica na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Em uma parceria inédita com a Academia “Estação Atlética”, mais de 150 pessoas participaram da aula, conduzida pelos professores Joselito Feliciano, Cida Firmino e Ronaldo Virgolino. Com equipamentos apropriados para os exercícios aeróbicos, jovens, idosos e crianças puderam se exercitar, com orientação profissional, por mais de uma hora.

A Vice-Prefeita Lúcia Moura, que coordenou a atividade, era uma das mais animadas. "O nosso objetivo é estimular as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física e a saírem do sedentarismo. A prática contínua de exercício físico ajuda a combater a obesidade e a hipertensão arterial, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas," afirmou.

Sedentária confessa, Paloma Araújo, de 31 anos, foi uma das pessoas que participaram da aula. “E uma iniciativa maravilhosa para quem não tem o hábito de se exercitar. E o fato de ser na Praça Arruda Câmara facilita, porque a gente pode trazer os filhos. Eu trouxe meus dois filhos. Enquanto eles brincam, eu participo da aula,” finalizou.

A iniciativa aconteceu na noite de sexta, e é fruto de uma parceria entre a Academia “Estação Atlética” e as Secretarias de Saúde e de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira. A Prefeitura estuda manter a aula de aeróbica, com periodicidade ainda a ser definida, no calendário de atividades do município.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

Oito dicas para acabar com o mau humor da segunda-feira

Encarar a segunda-feira desanima, ela é o dia útil mais distante do final de semana e está diretamente relacionada a preocupações com o trabalho, compromissos com horário e cansaço. Mas a má fama do primeiro dia útil da semana está com os dias contados no que depender da Ciência. Pesquisadores da Stony Brook University, nos Estados Unidos, descobriram que as terças, quartas e quintas podem tão entediantes quanto a segunda-feira após fazer uma enquete com 340 mil pessoas e descobrir que o humor delas só se altera (para melhor) nas sextas-feiras. Se é assim, então, o que está por trás da má vontade? "Concentrara atividades de lazer em poucos dias torna os restantes sem graça, marcados por aborrecimentos, o ideal é dar um jeito de adotar hábitos que deixam a segunda-feira mais agradável", afirma o psicólogo Odair Comin. Siga essas dicas dele e de outros especialistas para fazer esse dia mais feliz:

 Comer seu prato favorito


Nada como fazer aquela refeição que você adora na segunda-feira. Segundo o psicólogo Odair Comin, de São Paulo, essa é uma mudança simples que certamente melhora nosso humor. "Escolher seu prato favorito é mostrar para a sua mente que você está cuidando do seu bem-estar", diz o especialista. "Praticar ações que lhe fazem bem retiram o espaço que a dor ou o mau humor teriam em seu dia." 

Marcar para sair com os amigos

Muitas vezes um fim de semana não basta para ver todos os amigos. Então que tal marcar um programa em plena segunda? "A convivência com os amigos é essencial para conversar e colocar as ideias no lugar", diz a psicóloga Luciana Kotaka, especialista do Minha Vida.

Praticar exercícios

"Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória", diz o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, a atividade física libera os hormônios endorfina e serotonina, responsáveis por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado, disposto e feliz. Experimente fazer uma caminhada ou se inscrever em um curso de dança para descontrair a sua segunda-feira.

Assistir a um filme

Os cinemas ficam lotados aos sábados e domingos, principalmente nas sessões noturnas. Mas dá para chegar de última hora para assistir a uma estreia na segunda-feira, mesmo nos shoppings mais concorridos. Além do conforto para escolher a sala ou a vaga para estacionar, você quebra a rotina de uma maneira simples e que dispensa planejamento, já que escolher um filme e comprara pipoca não dá o mínimo trabalho.

Fazer meditação

A meditação melhora o seu humor todos os dias, incluindo a segunda-feira." É uma forma de se conectar consigo mesmo e mentalizar bons acontecimentos para o dia que está começando", diz o psicólogo Odair. Acorde uns vinte minutos mais cedo e dedique esse intervalo para pensar como seriam as próximas horas se tudo ocorresse de acordo conforme os seus planos, sua disposição em agir para que os resultados positivos apareçam vai favorecê-los.

Fazer compras 

No final de semana, as compras tomam o tempo que você poderia ocupar na companhia de pessoas querias ou mesmo descansando, sem contar as filas nos shoppings e supermercados. Deixar a tarefa para o início da semana, quando tudo está mais tranquilo, ajuda você a fazer escolhas mais cuidadosas, negociar com mais calma algum desconto e se distrair sem precisar enfrentar grandes tumultos.

Colocar a leitura em dia

 Deixar os relatórios ou estudos de lado por alguns instantes e se dedicar a uma leitura prazerosa, seja se um livro ou uma revista, é um pequeno prazer durante o dia. "Esse descanso para mente ajuda você a começar a semana de maneira mais relaxada, sem o peso de uma leitura trabalhosa", diz Luciana Kotaka.

Adiantar o happy hou 

Se você é do tipo que não vê a hora de chegar sexta feira para sair com os amigos do trabalho, experimente adiantar o happy hour uma vez ou outra. Dá para colocar em dia as novidades do final de semana, esperar o trânsito diminuir e voltar para a casa com a sensação de que a segunda-feira ficou para trás há muito tempo. O único cuidado especial é com o excesso de bebida alcoólica, porque o exagero pode prejudicar seu rendimento com uma terrível ressaca.

29 de abril dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril e oficializado pela DACI (Dance Child International), uma organização interna da Unesco. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre, o criador do balé moderno, e seus objetivos estão voltados para uma maior atenção pela importância da dança entre todos os públicos, além de incentivar os governantes do mundo inteiro a fornecer um lugar próprio para sua realização.
Para a professora, bailarina e coreógrafa, Tamara Lisa, é importante divulgar a data pois a dança, por se uma atividade educativa contribui para o desenvolvimento cultural do indivíduo, desenvolvendo sociabilidade, e permitindo que eles se expressem artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas. 


Os benefícios da dança 

O Ballet Clássico consiste de três elementos interelacionados: Técnica, Música e Atuação, encorajando a disciplina física e o conhecimento de seu corpo inspirando um senso de confiança física e mental proporcionando uma boa postura e habilidade corporal.
O Jazz é uma dança energética e expressiva, além de ajudar a melhorar a coordenação, aumenta a capacidade cardiorespiratória, tonifica os músculos e corrige a postura.

São João de Caruaru começa a ganhar atrações

Na manhã da Sexta feira (26), o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, divulgou algumas das atrações do São João 2013, em um programa de Rádio da cidade. O São João conta com Elba Ramalho (não será na abertura), Solteiros do Forró (dia 2), Aviões do Forró (8), Limão com Mel (12), Saia Rodada (14), Cavaleiros do Forró, Forró Real e Garota Safada (15), Forró Toca do Vale (16), Novinho da Paraíba (21), Bichinha Arrumada (22), Eliane e Forró da Curtição (23), Brasas do Forró e Jorge de Altinho (dia 24, o 2º a confirmar data), Magníficos e Flávio Leandro (28, o 1º a confirmar data) e As coleguinhas e Luan Santana (29, o 2º ainda processo de contratação).

Geraldo Azevedo, Liv Morais e Margareth Menezes, também estão na programação, só que sem data confirmada. Ficarão sem programação os dias 3, 4, 5,10, 11, 17, 18 e 19 de junho.

Com informações da Assessoria
Da redação Caruaru360Graus

CARUARU FIGHT MMA


Uma lição contra tráfico de pessoas

Samuel Lira, professor e escritor pernambucano
Há 13 anos, a brasileira Lúcia Amélia Brüllhardt realiza, na Suíça, um trabalho de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. Em 2009, o professor pernambucano Samuel Lira teve acesso ao trabalho de Lúcia, pela internet. Encantado com os projetos desenvolvidos pela ativista, Samuel resolveu escrever a biografia dela, publicada no mesmo ano. A partir de então os dois passaram a trabalhar juntos em ações que ajudam as vítimas do crime de tráfico de pessoas. Dessa forma surgiu a cartilha As aventuras de Mada-Leninha, o desaparecimento de Bubu, de autoria de Lúcia Brüllhardt e organização de Samuel, que será lançada no próximo dia 1º, no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra. O material conta ainda com ilustrações de Regina Carvalho e trabalhos pedagógicos de Wladmir Sérgio.
 

A cartilha narra a história de três crianças: Mada-Leninha, Muel e Bubu. Na narrativa, um dos personagens, Bubu, desaparece. A autora utiliza a literatura infantil para explorar o tema do tráfico de seres humanos e alertar as crianças para o crime. "A melhor forma de combater um problema é prevenindo. Por isso foi criada a cartilha, que, por meio da informação, irá alertar as crianças", afirmou a escritora ao JC, por e-mail.
 

"Fui à Suíça e pude ver de perto o quanto é dolorosa a situação das vítimas. Vi mulheres chorando pelas ruas, outras com problemas psicológicos, obrigadas a continuar se prostituindo porque não tinham dinheiro, nem encontravam apoio no país estrangeiro para voltar a sua terra. Levo essa realidade às palestras que faço", afirmou Samuel Lira, que também desenvolveu o projeto na Escola Estadual Samuel Mac Dowell, em Camaragibe, Região Metropolitana, onde trabalhou durante o ano de 2012. "Ao final, fizemos uma caminhada na praia de Boa Viagem, com distribuição de panfletos sobre o tema para a população", explicou.
 

primeira edição da cartilha terá mil exemplares. Desses, 200 serão impressos em francês e vendidos no evento na Suíça. Os outros 800 ficarão no Brasil. "Nossa intenção é distribuir, gratuitamente, nas escolas municipais, e incentivar os professores a realizarem debates sobre o tema, em sala de aula", explica Samuel, que além de professor de português da rede estadual é coordenador do curso de Letras da Faculdade Luso-Brasileira. Produzida em preto e branco e contendo trabalhos pedagógicos no final (como cruzadinhas e caça-palavras), a cartilha permite aos leitores a interação com a história.
 

O projeto chamou atenção de mais algumas autoridades. Quando voltar da Suíça, o organizador já tem compromisso com a Prefeitura de Carpina, na Zona da Mata. "Teremos que pensar numa segunda edição, porque, segundo a Secretaria de Educação do município, 9 mil exemplares serão distribuídos, nas escolas. Também temos demandas de Camaragibe e até da Bahia", comemorou o organizador da obra.
Fonte: Jornal do Comércio - PE do dia 21.04.2013

 

Serviço:
O que: Lançamento de livro
Quando: 1° de Maio às 14h, STAND D426 VARAL DO BRASIL
Onde: PALEXPO: 27° Salão Internacional do Livro e da Imprensa na cidade de GENEBRA


 Por: Amanda Tavares

sábado, 27 de abril de 2013

27 de abril dia da Empregada Doméstica

No dia 27 de abril se comemora o dia da empregada domestica se você tem uma pessoa que preste esse serviço para você chegou a hora de reconhecer tudo o que ela já fez por você e sua família. Parabenize-a e agradeça.

O trabalho da empregada domestica não é nada fácil e nem sempre foi valorizado como deveria, mas de uns tempos pra cá as coisas estão mudando, pois não se encontra mais pessoas que fazem esse tipo de serviço, pois não é um trabalho valorizado e nem reconhecido pelos patrões. Se você tem uma boa empregada a valorize, pois não é nada fácil achar uma empregada competente.

Para o Ministério do Trabalho cozinheiro, governanta, faxineira, babá, lavadeira, motorista particular, vigia, copeira, jardineiro, enfermeira são todos considerados profissionais domésticos, desde que não trabalhem em nenhum lugar comercial. Segundo a Lei 5.859 de 11 de dezembro de 1972, toda e qualquer pessoa, homem ou mulher, que presta serviço de modo continuo em local residencial, sem fins lucrativos é caracterizado como um trabalho doméstico.

Revivendo os anos 70 no Arraial Instrumental

Uma viagem psicodélica, capitaneada pelas distorções de uma guitarra e as alucinadas vibrações de um theremin. Foi assim que a banda Anjo Gabriel, atração do projeto Arraial Instrumental desta sexta (26/4), conduziu a plateia do Teatro Arraial diretamente aos anos 1970, a década onde as posturas, o comportamento e, principalmente, a música ganhou contornos (e conteúdo) profundos de liberdade estética, provocando uma das mais instigantes revoluções artísticas já vistas nas últimas décadas.

O ar vintage da banda e o seu jeito hippie de ser se traduzem também em um som que remete automaticamente aos tempos de Woodstock. Uma plateia numerosa foi conferir e aplaudir as longas e hipnóticas músicas da Anjo Gabriel, que soam como um mantra entoado através do rock progressivo.  Num piscar de olhos, tempo e espaço perdem sua nitidez. Hora estamos no Recife, hora em Londres. Canções do primeiro álbum da banda – que ganhou uma tiragem em vinil – “O culto secreto do Anjo Gabriel”, e composições inéditas fizeram parte do repertório. Além de trechos da trilha sonora alternativa que a banda está produzindo para o filme “Lúcifer rising” (1972), de Kenneth Anger.

E, por alguns rápidos instantes, a presença inusitada de um samba se fez presente no arranjo. Sim, estamos no Brasil. Mais exatamente, no Recife. O quarteto que toca essas músicas tem pouco mais de 30 anos. Mas a música que fazem é atemporal.

Confira aqui trecho da apresentação da banda Anjo Gabriel.

Vanessa da Mata faz show no Recife

Celebrando os cinquenta anos do primeiro disco solo de Tom Jobim, a cantora mato-grossense chega ao Recife dentro do projeto Nivea Viva. A turnê começou em Salvador (BA), na semana passada, e ainda passará por Brasília (DF), Porto Alegre (RS), São Paulo e Rio de Janeiro. Os espetáculos têm direção e curadoria de Monique Gardenberg, arranjos e piano de Eumir Deodato e produção musical de Kassin. Clássicos do repertório jobiniano, como "Chega de saudade", "Wave", "Falando de amor" e "Samba de uma nota só", estão presentes no setlist do show.

Domingo, 28/04/2013, às 17h30
Parque Dona Lindu
Rua Setúbal, 1139 - Boa Viagem, Recife - PE, 51030-010
Ingressos: Acesso gratuito

sexta-feira, 26 de abril de 2013

26 de Abril Dia do Goleiro

O goleiro traz uma responsabilidade imensa nas costas:
Ele é o último obstáculo que pode fazer com que o atacante adversário não marque um gol.
Em competições de importância internacional, como uma Copa do Mundo, a pressão em cima de quem fica no gol é ainda maior.

Uma falha (ou, como diriam os torcedores, um "frango") pode impedir o time de ganhar o título mundial.
Isso faz do goleiro o homem de confiança do treinador. Nos pênaltis, o "homem do gol" pode conhecer a glória ou o fracasso.

A torcida aplaude os bons desempenhos, mas as vaias diante de um movimento errado podem desestabilizar emocionalmente o maior dos calmos.
Às vezes, o goleiro pode ofuscar seus colegas de campo. É o que ocorre com Oliver Kahn, goleiro da Alemanha, considerado um dos melhores jogadores do mundo.

No futebol, esporte em que os mais destacados são os "fazedores" de gols, é surpreendente que o homem que representa o anticlímax do jogo - já que o goleiro está aí para tentar frear a alegria representada pelo gol - consiga tanto reconhecimento. Mais uma prova de que os goleiros estão tendo seu esforço e função reconhecida pela torcida.

Atletas Afogadenses participam do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu

Fotos: Cláudio Gomes

Triunfo sedia, no próximo domingo (28), a 2ª etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jítsu. A competição é organizada pela Federação Pernambucana de Jiu-Jítsu, e tem início às 09 horas – sem previsão para término – no ginásio esportivo do município.

Participarão competidores de todas as regiões do Estado, além de uma equipe Cearense. Mais de 300 atletas já estão inscritos, nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, master e sênior. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem medalha e pontos para o ranking estadual da modalidade. O campeão absoluto (independente de peso ou categoria) receberá um quimono novo.

Afogados da Ingazeira será representada por 26 atletas da Academia Nova União de Jiu-Jítsu, coordenada pelo Professor faixa-preta Francisco de Assis Germano (Chicão). A academia existe há oito anos. Na primeira etapa do campeonato, realizada no mês de Fevereiro, em Araripina, a academia trouxe 12 medalhas para Afogados.

A participação do Jiu-Jítsu Afogadense no Campeonato Pernambucano conta com o patrocínio da Zeus Moda Masculina e o apoio da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira. “Estamos buscando apoio para concretizarmos o sonho de lançar um projeto social voltado para o ensino de várias modalidades esportivas para jovens carentes de nosso município,” declarou o Professor “Chicão”.

Sr. BRASIL


Jiu-jitsu Nova União de Afogados da Ingazeira na 2ª etapa do Campeonato Pernambucano

No próximo domingo 28/04 a Academia de Jiu-jitsu Nova União de Afogados da Ingazeira, participará da 2ª etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-jitsu em Triunfo-PE.

O instrutor faixa-preta Chykão, levará 25 atletas para a competição que encontrarão outros atletas da Nova União de outras cidades.

Francisco de Assis G. Silva (Chycão) agradece o apoio da ZEUZ Moda Masculina e da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

O Blog Lingua Grande Cultural, deseja que esses verdadeiros guerreiros como sempre tragam ótimos resultados para nossa cidade.

HOJE TEM AULÃO DE AERÓBICA EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, numa parceria com a academia "Estação Atlética", realiza nesta sexta, a partir das 19 hs, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, uma aula gratuita de aeróbica, aberta para todos, com professores especializados e equipamentos específicos para diversos tipos de exercícios.

"O nosso objetivo é estimular as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física e a saírem do sedentarismo.

A prática contínua de exercício físico ajuda a combater a obesidade e a hipertensão arterial, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas,"  

Informou a médica e vice-prefeita Lúcia Moura, que está coordenando a atividade, em conjunto com Cida, Joselito Feliciano, Ronaldo Virgolino professores da Academia Estação Atlética e as Secretarias de Saúde e de Cultura e Esportes.

Sesc Caruaru recebe o Projeto Colmeia: Feira de Saúde e Cidadania

Hoje (26/04), o Sesc Caruaru promove a 7ª edição do Colmeia: Feira de Saúde e Cidadania. O projeto atende à comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população. São oferecidos diversos serviços gratuitos que variam nas áreas de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas, minicursos, entre outros.

Entre as atividades estão avaliação física, exames médicos, aferição de pressão arterial, testes rápidos de colesterol, HIV, glicemia e hepatite, e também emissão de documentos, orientações jurídicas, minicursos, oficinas, além de orientações sobre o meio ambiente, atividades culturais e recreativas.

O projeto, que também acontece na capital com mais de 1 milhão de atendimentos, tem grande importância no interior como afirma Mônica Regina,  coordenadora de Educação em Saúde e Meio Ambiente do Sesc Pernambuco: “Nas cidades de Caruaru, Arcoverde e Petrolina, o Colméia oportuniza o acesso da população dessas cidades e dos municípios vizinhos aos serviços de saúde e cidadania”, comentou. O Colmeia tem início 8h às 15h, no Sesc Caruaru, com todos os serviços abertos ao público e gratuitos
.

26 de abril de de combate a hipertensão arterial

Hoje, 26 de abril, é considerado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. A pressão alta, como é popularmente conhecida a doença, atinge cerca de 30% da população adulta brasileira. Segundo dados recentes do Instituto do Coração (Incor), 50% das pessoas com mais de 60 anos apresentam a doença. Entre os jovens, os números também assustam, pois 5% das crianças e adolescentes têm hipertensão.

A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. A cada batida o sangue é levado do coração para todas as partes do corpo em vasos chamados artérias. A força do sangue contra as paredes das artérias é a pressão arterial.
Essa preção é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Considera-se alterada quando está acima de 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio).

Silenciosa, a pressão alta merece cuidado e atenção. Muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas, o que dificulta seu diagnóstico. Em outros casos, as manifestações mais comuns são bem genéricas como dores de cabeça, cansaço e tonturas. É preciso ficar atento, pois a hipertensão é uma das grandes responsáveis pelos infartos e pelos acidentes vasculares cerebrais (AVC´s), além da insuficiência renal e outras doenças sérias.
Para evitar, ou manter a hipertensão sob controle, alguns cuidados são essenciais.

Manter o peso ideal – Estar acima do peso exige do coração mais esforço para conseguir bombear o sangue. Traduzindo, o músculo é exigido demais.

Praticar atividade física – Os exercícios são fundamentais para a melhora do sistema circulatório e pulmonar, mas antes de começar qualquer treino é preciso procurar um especialista e fazer uma avaliação geral.  

Reduzir o sal – O sal em excesso contribui para a retenção de líquidos, o que agrava a hipertensão. Por isso, é recomendável usar pouco sal na hora de temperar a comida e diminuir o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

Evitar bebidas alcoólicas – O álcool em grande quantidade é o vilão da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

Dieta saudável –Consuma muitas frutas, legumes e verduras. Consuma carnes magras. As gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem deseja manter o coração saudável.

Medicamentos – Utilize apenas os remédios que o médico recomendou. Não deixe de tomar nenhum medicamento de uso contínuo. Não tome remédios por conta própria.

Cigarro – Parar de fumar é essencial. O tabaco, em conjunto com outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde.

Estresse – É o grande inimigo da hipertensão e das doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

Exames médicos – Avaliações regulares identificam o problema no começo, facilita o tratamento e ainda servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

Medir a pressão – Meça sua pressão constantemente. Esse simples exame pode prevenir problemas mais sérios.

Secult-PE disponibiliza planejamento estratégico das comissões de cultura

Oficializadas a partir da publicação no Diário Oficial do regimento que regulamenta Comissões Regionais e Setoriais, da terça-feira (9/4), as comissões setoriais e regionais de cultura possuem caráter representativo. Além de se consolidarem como espaços de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, as comissões são instâncias integrantes da estrutura política de Cogestão da Secult-PE.

As Comissões Regionais representam cada uma das 12 microrregiões político administrativas em que Pernambuco está dividido, compostas por membros ligados às linguagens que se desenvolvem naquela área. Já as Comissões Setoriais são formadas por representantes de cada linguagem e não por delimitação de espaço físico. Essas instâncias são espelhos do que a sociedade espera do poder público, expressando suas ideias e necessidades, além de garantirem um debate sobre as questões mais importantes de cada área.

Confira o planejamento estratégico das Comissões Setoriais:

Artes Visuais 
Artesanato 
Audiovisual 
Circo
Cultura Popular
Dança
Design
Fotografia
Gastronomia
Literatura
Música
Patrimônio
Teatro


Confira o planejamento estratégico das Comissões Regionais:

Agreste Central
Agreste Setentrional
Agreste Meridional
Mata Norte
Mata Sul
Região Metropolitana do Recife
Sertão Central
Sertão de Itaparica
Sertão do Araripe
Sertão do Moxotó
Sertão do Pajeú
Sertão São Francisco

Brasília e o destino dos povos


No domingo, 21 de abril, Dia de Tiradentes, Brasília completou 53 anos. O Brasil é reconhecidamente uma nação mestiça, em que há espaço para todos conviverem em harmonia. É natural que Brasília carregue em si o simbolismo dessa representação.

O Templo da Boa Vontade, cujas portas abri em 21/10/1989, é igualmente um brado diário dessa consciência de Paz. O destino dos povos é o Ecumenismo Total. Assim caminham os seres humanos, apesar dos pesares.

APRENDIZADO INFINITO

No artigo anterior, trouxe-lhes um trecho da entrevista do dr. Marco Antonio Zito Alvarenga, advogado criminalista e presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), na Boa Vontade TV (canal 23 da SKY). Ele destacava a educação no findar do racismo, pelo conhecimento do valor da cultura negra na formação de nosso país.

Tendo em vista a importância do ensino e da diversidade de seu conteúdo que ilumina as mentes, recordo que ao anunciar, em 25 de janeiro de 1986, quando da inauguração da Supercreche Jesus, em São Paulo, o advento do Instituto de Educação Boa Vontade, também na capital bandeirante, resumi em poucas palavras sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração. Trata-se da Pedagogia de Deus, que é Amor, a qual prepara o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade Espiritual, Humana e Social. Daí há tanto tempo afirmar que é urgente difundir a Pedagogia do Amor, do Carinho, do Afeto, da Misericórdia, da Justiça, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Elas são suplementares e imprescindíveis ao sustento da Alma. Medicamentos energéticos para a cura de enfermidades, a começar pelas psíquicas, que prejudicam a absorção das lições necessárias ao enriquecimento intelectual e moral dos estudantes, que não constituem apenas os que frequentam as escolas, porquanto o simples fato de viver é constante ensinamento. O bom gosto da vida é o aprendizado infinito.

“CULTURA PELA PALAVRA”

O músico Gilberto Gil e o sociólogo Juca Ferreira lançaram no Rio de Janeiro/RJ, no dia 9 de abril, o livro “Cultura pela palavra”.

A obra, organizada por Armando Almeida, Maria Beatriz Albernaz e Mauricio Siqueira, é composta de artigos, entrevistas e discursos dos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira no período em que comandaram a pasta.

Grato pelas dedicatórias que recebi dos autores: “Palavras ditas e escritas para ajudar o desenvolvimento cultural do país, Juca Ferreira”; e, “Paiva Netto, um pouco do nosso texto ministerial, com carinho, Paz! Gilberto Gil”.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com