segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma lição contra tráfico de pessoas

Samuel Lira, professor e escritor pernambucano
Há 13 anos, a brasileira Lúcia Amélia Brüllhardt realiza, na Suíça, um trabalho de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. Em 2009, o professor pernambucano Samuel Lira teve acesso ao trabalho de Lúcia, pela internet. Encantado com os projetos desenvolvidos pela ativista, Samuel resolveu escrever a biografia dela, publicada no mesmo ano. A partir de então os dois passaram a trabalhar juntos em ações que ajudam as vítimas do crime de tráfico de pessoas. Dessa forma surgiu a cartilha As aventuras de Mada-Leninha, o desaparecimento de Bubu, de autoria de Lúcia Brüllhardt e organização de Samuel, que será lançada no próximo dia 1º, no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra. O material conta ainda com ilustrações de Regina Carvalho e trabalhos pedagógicos de Wladmir Sérgio.
 

A cartilha narra a história de três crianças: Mada-Leninha, Muel e Bubu. Na narrativa, um dos personagens, Bubu, desaparece. A autora utiliza a literatura infantil para explorar o tema do tráfico de seres humanos e alertar as crianças para o crime. "A melhor forma de combater um problema é prevenindo. Por isso foi criada a cartilha, que, por meio da informação, irá alertar as crianças", afirmou a escritora ao JC, por e-mail.
 

"Fui à Suíça e pude ver de perto o quanto é dolorosa a situação das vítimas. Vi mulheres chorando pelas ruas, outras com problemas psicológicos, obrigadas a continuar se prostituindo porque não tinham dinheiro, nem encontravam apoio no país estrangeiro para voltar a sua terra. Levo essa realidade às palestras que faço", afirmou Samuel Lira, que também desenvolveu o projeto na Escola Estadual Samuel Mac Dowell, em Camaragibe, Região Metropolitana, onde trabalhou durante o ano de 2012. "Ao final, fizemos uma caminhada na praia de Boa Viagem, com distribuição de panfletos sobre o tema para a população", explicou.
 

primeira edição da cartilha terá mil exemplares. Desses, 200 serão impressos em francês e vendidos no evento na Suíça. Os outros 800 ficarão no Brasil. "Nossa intenção é distribuir, gratuitamente, nas escolas municipais, e incentivar os professores a realizarem debates sobre o tema, em sala de aula", explica Samuel, que além de professor de português da rede estadual é coordenador do curso de Letras da Faculdade Luso-Brasileira. Produzida em preto e branco e contendo trabalhos pedagógicos no final (como cruzadinhas e caça-palavras), a cartilha permite aos leitores a interação com a história.
 

O projeto chamou atenção de mais algumas autoridades. Quando voltar da Suíça, o organizador já tem compromisso com a Prefeitura de Carpina, na Zona da Mata. "Teremos que pensar numa segunda edição, porque, segundo a Secretaria de Educação do município, 9 mil exemplares serão distribuídos, nas escolas. Também temos demandas de Camaragibe e até da Bahia", comemorou o organizador da obra.
Fonte: Jornal do Comércio - PE do dia 21.04.2013

 

Serviço:
O que: Lançamento de livro
Quando: 1° de Maio às 14h, STAND D426 VARAL DO BRASIL
Onde: PALEXPO: 27° Salão Internacional do Livro e da Imprensa na cidade de GENEBRA


 Por: Amanda Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário