Desde os primórdios o homem tem o costume de expressar suas crenças através do corpo. Sociedades antigas acreditavam que a dança poderia trazer poderes ou poderia controlar fatores naturais (todo mundo já ouviu falar das danças da chuva ou de rituais para deuses). Mas os mitos e rituais ainda não chegavam perto do que conhecemos por teatro, hoje. O Teatro teve sua real consolidação na Grécia Antiga.
Em diversos livros é citado que a grande mudança desses rituais para o Teatro foi quando um cidadão mostrou aos outros que era possível representar-se uns aos outros. Esse cidadão foi Téspis (também ficou conhecido como o primeiro ator da história) que ousou vestir uma máscara e denominar-se um Deus – representando, é claro. O Teatro se tornou uma forma do homem de expressar e de questionar o mundo ao seu redor. Na Grécia os gêneros que ficaram mais conhecidos foram a tragédia e a comédia, que mais tarde serviriam de inspiração para grandes escritores, entre eles, Shakespeare.
Hoje, podemos escolher entre diversos gêneros teatrais para assistirmos, e ainda, temos o privilégio de diversas companhias teatrais ainda representarem peças do teatro grego, que hoje, são conhecidas como peças de teatro clássico.
Mais do que uma forma de expressão e crítica, o Teatro é uma arte de entretenimento que traz até nós a oportunidade de desfrutar de um momento de lazer com cultura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário