quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Quinteto Violado começa série de aulas-concerto no centro do Recife

Quinteto Violado comemora mais 40 anos de
carreira (Foto: Divulgação)
O Quinteto Violado começou uma série de 12 aulas-concerto no auditório do Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, a partir desta quarta-feira (19). Segundo Dudu Alves, um dos integrantes do grupo musical, o ciclo de apresentações foi lançado com sucesso no período da manhã. "Foi bem animado. A sala, que tem uma capacidade para cem a 110 pessoas, estava  praticamente lotada. Foram duas turmas contempladas. A menina curtiu bastante", disse.
Destinada a estudantes das redes pública e privada de ensino, a iniciativa une palestras e shows com o objetivo de mostrar a cultura popular em forma de música para cerca de 1.500 alunos de 24 escolas da Região Metropolitana do Recife. "Fazemos esse trabalho desde a década de 1970, quando percorríamos o interior de Pernambuco e cidades do Sul e do Sudeste do país com concertos em escolas, associando música e uma discussão sobre identidade cultural", conta Marcelo Melo, um dos fundadores do grupo.
Nas aulas-concerto, os músicos do Quinteto Violado utilizam seus instrumentos para explicar e interpretar a música nordestina, mostrando de maneira pedagógica e lúdica as características dos gêneros populares e de variantes rítmicas brasileiras.

“O concerto-aula consiste em despertar o interesse dos alunos para a cultura pernambucana e como os instrumentos são usados na nossa música. Na aula, apresentamos como utilizamos a flauta, o violão, a bateria e o teclado nas nossas composições. Vamos fazendo uma demonstração. É uma aula muito interativa. Vamos tocando algumas músicas e mostrando os estilos musicais, a exemplo do maracatu, do frevo, do forró, dos folguedos populares, sempre a partir da obra do Quinteto, que tem mais de 40 anos de estrada. Temos, desde a década de 70, a necessidade de mostrar pra juventude, de uma forma mais detalhada, a cultura pernambucana, fazendo com que ela curta a música e saiba mais as partes teóricas de todos os estilos e ritmos musicais do Nordeste", conta Dudu.
Na ocasião, além de apresentar as obras clássicas do cancioneiro popular, o grupo explica quais os compositores e artistas que contribuíram para a sua expressão, as conexões dessas manifestações com as festas populares e com o calendário religioso regional.

As apresentações neste mês serão nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28. Em outubro, elas ocorrem em 3, 4, 5, 9, 10 e 11, sempre às 9h30.
É necessário agendar a participação dos estudantes pelo telefone (81) 3241.2132.
Serviço
Concertos-Aula do Quinteto Violado
Local: Centro Cultural dos Correios (Av. Marquês de Olinda, 262. Bairro do Recife)
Datas: 19, 20, 21, 26, 27, 28 de setembro e 3, 4, 5, 9, 10 e 11 de outubro, às 9h30.
Agendamento de grupos: (81) 3241.2132.

Nenhum comentário:

Postar um comentário