O curta-metragem “Sem Coração”, dirigido pelos cineastas Nara Normande e Tião, terá estreia no renomado Festival de Cannes, que acontece de 14 a 25 de maio no sul da França. O filme foi a única produção brasileira selecionada para esta edição do renomado festival francês. “Sem Coração” será exibido durante a Quinzena dos Realizadores, uma mostra paralela da programação de Cannes. Ao todo, foram selecionados 11 curtas e 19 longas para a Quinzena dos Realizadores. Criada em 1968, a mostra paralela tem caráter competitivo e já revelou talentos como George Lucas, Michael Haneke e os irmãos Dardenne.
O filme é uma produção em parceria de três produtoras pernambucanas - Trincheira, Garça Torta e CinemaScopio, e tem incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco, co-patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio do Governo do Estado de Alagoas e da Pousada do Toque.
“Gostamos muito da curadoria que é feita na Quinzena, temos muita ligação com o tipo de filme que é exibido lá. Tive a oportunidade de ir outras duas vezes ao festival, mas é especial ir com um filme seu. “Sem Coração” foi feito com muito carinho e cuidado, estamos felizes em mostrá-lo para uma primeira platéia”, diz Nara sobre a notícia da seleção. Este é o seu segundo filme. O primeiro, “Dia Estrelado”, animação com técnica em stop motion, participou de festivais nacionais e internacionais em 2012 e 2013.
Já Tião tem “Sem Coração” como sua terceira experiência em direção de curta-metragem. Antes, ele co-dirigiu “Eisentein” (2006, em parceria com Leonardo Lacca e Raul Luna) e “Muro” (2008), que também estreou em Cannes na Quinzena dos Realizadores, onde ganhou o prêmio “Regard Neuf”. Tião trabalha atualmente no seu primeiro longa-metragem, “Animal Político”.
Produção
“Sem Coração” foi produzido por Emilie Lesclaux, da produtora CinemaScopio, responsável pelos filmes “Recife Frio” (2009) e “O Som ao Redor” (2012), ambos de Kleber Mendonça Filho, e “Permanência” (2014, atualmente em pós-produção), de Leonardo Lacca, diretor que compõe a Trincheira Filmes.
O curta-metragem foi rodado, em sua maior parte, no litoral norte alagoano, entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. De acordo com os diretores, descobertas e liberdade são os dois tópicos catalisadores do curta-metragem, que conta a história de Léo, um adolescente de classe média urbana que vai passar férias na casa do seu primo, numa pequena vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina chamada de "Sem Coração".
É a partir desse encontro que acontece uma imersão, sentimental e sensorial, de Léo em um ambiente mais selvagem, diferente de sua rotina. Durante seus dias na praia, o adolescente trilha um caminho desconhecido, numa narrativa que não envolve chegadas ou conclusões, mas sim o frescor e a importância das experiências ainda não vividas.
O trio de atores principais, todos estreantes no cinema, é composto por Eduarda Samara (Sem Coração), 14 anos; Rafael Nicácio (Léo), 15; e Ricardo Lavenère (o primo, Vitinho), 14. Eles fazem parte do grupo de dez adolescentes que foram selecionados em testes no estado de Alagoas. Rafael e Ricardo são de Maceió; Eduarda e os outros sete são de Porto de Pedras e redondezas.
A preparação dos atores foi realizada pela atriz Maeve Jinkings, protagonista do longa “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho. A fotografia do curta é do cearense Ivo Lopes Araújo, que também fez “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello, e “Quando eu era vivo”, de Marco Dutra, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário