sexta-feira, 14 de março de 2014

Caravana cultural leva teatro popular para praças públicas do Recife

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) inicia caravana cultural com o grupo de teatro popular Boi D´Loucos, que passará por 17 praças e espaços públicos do Recife. As apresentações itinerantes são inspiradas no Movimento de Cultura Popular (MCP), que marcou a década de 60 com atividades educativas e culturais. A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (14/03), às 19h, na Praça da Várzea (Av. Afonso Olindense, Várzea). No sábado (15/03), o grupo encena, às 16h, no bairro Torrões, na Escola Arraial do Bom Jesus (Av. do Forte,1340). No domingo (16/03), serão duas apresentações, às 10h, no Largo da Paz, em Afogados; e às 16h, no Largo da Feira, em Santo Amaro. Confira o calendário completo abaixo.

“Este é um convênio da maior importância para a cultura de Pernambuco, que foi firmado com o Ministério da Cultura. Entre seus objetivos, estão a promoção de oficinas e propiciar a itinerância de um grupo importante da cultura popular, o Boi D´Loucos. Nas apresentações em praças públicas as pessoas vão reviver o Movimento de Cultura Popular, que foi um trampolim para a cultura que Pernambuco tem hoje”, ressalta, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

A caravana tem como objetivo proporcionar a democratização do acesso à cultura, levando por meio das artes cênicas a história do MCP para diversos bairros do Recife. O modelo é um resgate das apresentações itinerantes pelos bairros realizadas pelo MCP como estratégia de educação por meio da cultura popular. O grupo Boi D´Loucos tem mais de 20 anos de atuação apresentando espetáculos com caráter educativo e forte impacto social. Para celebrar a história do MCP, o grupo criou o espetáculo Movimento de Cultura Popular – o sonho não acabou”, inspirado no documentário “Movimento de Cultura Popular – um sonho interrompido?”, produzido pela Prefeitura do Recife em 2009. A montagem une teatro e dança, com direção de Carlos Amorim e coreografia assinada por Simone Santos.

De acordo com Amorim, o espetáculo narra a trajetória do MCP, as influências e o legado que este movimento deixou até hoje em programas sociais e nas ideologias de grupos e artistas.O elenco é formado pelos atores Raphael de Castro, Sillecier Araujo e Carlos Amorim e pelos bailarinos Diego Bertto, Alexsandra Sacramento e Simone Santos. A sonoplastia e a iluminação são responsabilidade de Emanoel Carlos.

A caravana faz parte do convênio do programa Mais Cultura, firmado entre a Fundarpe e o Ministério da Cultura (MinC), e tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). A programação de formação e difusão cultural, prevista no convênio, ainda conta com cursos cinema de animação, graffiti, dança popular, teatro de bonecos e música e com um seminário sobre o MCP.

HISTÓRIA – O MCP foi criado no dia 13 de maio de 1960, como uma instituição sem fins lucrativos. Sua sede funcionava no Sítio Trindade, antigo Arraial do Bom Jesus, localizado no bairro de Casa Amarela. O movimento era constituído por estudantes universitários, artistas e intelectuais e tinha como objetivo realizar uma ação comunitária de educação popular, a partir de uma pluralidade de perspectivas, com ênfase na cultura popular, além de formar uma consciência política e social nos trabalhadores, preparando-os para uma efetiva participação na vida política do País.

GRUPO BOI D´LOUCOS - Surgiu na escola Ageu Magalhães na cidade do Recife (PE), no bairro de Casa Amarela em 1990 comoo nome grupo Teatro Escolar é Cultura (TEC). Em 2004, o grupo passou a chamar-se de Cia D’ Loucos de Teatro Popular, com o objetivo de definitivamente ocupar a cena teatral e o mercado artístico. Desde o início de sua formação, o grupo monta espetáculos, realiza oficinas e seminários.

FORMAÇÃO – Dentro do convênio entre o Minc e Fundarpe, estão sendo realizados cinco cursos na área cultural: cinema de animação, graffiti, dança popular, teatro de bonecos e música. As capacitações tiveram início na última segunda-feira (10/03) e são realizados até 28 de abril de 2014, no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, zona Norte do Recife. Cada curso terá duração de 152 horas-aula. As formações são destinadas gratuitamente a jovens e adultos.

O curso de cinema de animação está sendo ministrado pelo cineasta e produtor Lula Gonzaga. Já as aulas de graffiti são realizadas conjuntamente pelos artistas visuais e grafiteiros Moa Lago, André Pereira (CA Grafite) e Johny C. A formação em dança popular ficou sob a responsabilidade dos coreógrafos e bailarinos Tiago Ferreira, Heloneide Fagundes e Thamires Bezerra, integrantes do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré). As aulas de teatro de bonecos serão ministradas por Jorge Costa, da Associação de Teatro de Bonecos de Pernambuco. A formação em música será comandada pelo Maestro Adelmo Apolônio, que ensinará teoria musical e prática de conjunto, com aulas de saxofone, clarinete, percussão e violão. Ainda há vagas para os cursos de graffiti e teatro de bonecos. Interessados devem se inscrever até sexta-feira (14/03) no Sítio Trindade, localizado na Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife. Informações: (81) 3355-3411.

SEMINÁRIO - Com o título “Movimento de Cultura Popular: um sonho interrompido, uma história recorrente – 50 anos depois do golpe militar de 1964”, o seminário abordará a trajetória de atuação de vários artistas, educadores e militantes da sociedade civil e a intervenção no movimento pela ditadura militar. Entre os convidados do seminário que irão relembrar os momentos do MCP estão Germano Coelho, Abelardo da Hora, Geraldo Menucci, Silk Weber, Joacir Castro e Letícia Rameh. O encontro será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, às 19h, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco. O seminário será aberto ao público interessado gratuitamente. Os interessados podem ser inscrever previamente pela internet, enviando email com nome, profissão/ curso, instituição (se houver) e telefone para inscricoes.seminariomcp@gmail.com. Também serão aceitas inscrições no local, de acordo com a lotação do auditório, com 80 lugares.

Serviço
CARAVANA DE CULTURA POPULAR – Espetáculo “Movimento de Cultura Popular – o sonho não acabou”, do Grupo Boi D´Loucos
De 14/03 a 12/04
Acesso livre e gratuito
Informações: 3355-3411 (Sítio Trindade)

PROGRAMAÇÃO


14.03 - 19h – sexta-feira - Local: Praça da Várzea - Av. Afonso Olindense

15.03 - 16h – sábado - Local: Escola Arraial do Bom Jesus – Av. do Forte,1340-Torrões

16.03 - 10h – domingo - Local: Largo da Paz - Afogados

16.03 - 16h – domingo - Local: Largo da Feira – Santo Amaro

21.03 - 19h – sexta-feira - Local: Praça da Torre

22.03 - 16h – sábado - Local: Praça de Jardim São Paulo

23.03 - 16h – domingo - Local: Praça Academia da Cidade – Ibura

28.03 - 19h - sexta-feira - Local: Praça do Herói - Areias

29.03 - 10h – sábado - Local: Rua Imperatriz – em frente Igreja da Boa Vista

29.03 - 16h – sábado - Local: R. São Luiz, Pina– em frente ao Banhista do Pina

30.03 - 16h – domingo - Local: Mercado da Boa Vista

04.04 - 19h - sexta-feira - Local: Praça da Convenção – Beberibe

05.04 - 10h – sábado - Local: Mercado de Água Fria - Av. Beberibe

05.04 - 16h – sábado - Local: Largo da Bomba – Bomba do Hemetério

06.04 -16h – domingo - Local: Morro da Conceição

11.04 - 19h - sexta-feira - Local: Praça da Guabiraba

12.04 - 16h – sábado - Local: Academia da Cidade – Jordão Baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário