sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Grupo Terra comemora 20 anos de samba autoral com festa no Recife

Elias Paulino conduz samba autoral do Terra.
(Foto: Rafa Medeiros/ Divulgação)
  O Grupo Terra vai celebrar duas décadas de samba autoral no próximo sábado (7), a partir das 22h, na Casa de Samba, no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife. A noite terá participação de vários representantes do gênero. Símbolo de resistência em uma terra marcada pelo frevo e maracatu, a banda comemora uma carreira recheada de composições autorais e fãs.
Criado em 1993, o Terra reúne profissionais dos principais redutos do samba do Recife e é capitaneado pelo mestre Elias Paulino, à frente das composições, além do cavaco e banjo. O show levará o nome do último trabalho do grupo, "O Samba Continua", que tem apresentação de Rildo da Hora, produtor de Zeca Pagodinho, e introduz inovações no gênero como bandocello e realejo.

O disco também vai batizar o DVD que está no forno. Ele é fruto de um show, gravado há dois anos, nas prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro, no bairro de São José, área central da cidade. "O local estava lotado, foi fantástico. Está demorando a sair porque tivemos um incentivo financeiro no começo, mas depois tivemos que arregaçar as mangas para pagar", disse Elias.

Ele lamenta o fato de Recife ser o terceiro polo de samba do Brasil, só perdendo para o Rio de Janeiro e São Paulo, e não ter esse reconhecimento nacional. "Se nós tivéssemos o apoio das entidades governamentais aqui, com mais divulgação, empenho, verba, espaço, seríamos muito mais reconhecidos. Ainda existe essa barreira, dos que se dizem culturais, ao samba", criticou.

Por isso Elias se orgulha da resistência da banda, que gravou dois CDs ao longo desses 20 anos, sem contar com os shows gravados e distribuídos entre amigos e fãs. O Terra foi a banda de base ou fez abertura de shows para artistas como Lecy Brandão, Almir Guineto, Teresa Cristina, Sombrinha, Seu Jorge, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e Roberto Silva, entre outros.
"A grande proposta da fundação do Terra foi fazer um trabalho autoral, com compositores de Pernambuco. Nós propomos letras com mensagens do cotidiano, amor, sociedade, comunidade, e deu certo, nosso público gosta muito do que fazemos", comentou. Hoje, a banda é formada por Elias Paulino (voz e cavaquinho), Zé Deck  (voz e tantan), Gilberto Sales (repique) e Edimar Ferreira (voz e Pandeiro).

No show de sábado, o grupo promete uma seleção com pérolas de Nelson Sargento e Arlindo Cruz, além de composições autorais, como 'Minha Mágoa', de Alex Sobreira, e 'Pra Voltar', de Elias Paulino. A noite também terá uma série de participações especiais de músicos e bandas como as Samba Chiq, Grupo Raízes do Samba, TS e D'Pegada.

Serviço
Show de comemoração aos 20 anos do Grupo Terra
Sábado (7), às 22h
Casa de Samba - Avenida Beberibe, nº 1413, Arruda, Zona Norte do Recife
Ingresso: R$ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário