O Dia Internacional do Voluntário foi criado em 17 de dezembro de 1985 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de valorizar e incentivar o serviço voluntário em todo mundo. A partir da resolução da Assembléia Geral da ONU, o dia 5 de dezembro foi escolhido como data alusiva ao voluntariado, uma homenagem aos cidadãos que dedicam tempo, talento e trabalho para ajudar outras pessoas.
Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Quem se dispõe a realizar um trabalho voluntário deve estar motivado por sentimentos conscientes de plena cidadania e solidariedade, tendo comprometimento, responsabilidade e respeito. É um trabalho que pode ser feito individualmente ou em equipe, sendo que, em ambos, é necessário perseguir os resultados que levam a maior qualidade dos serviços oferecidos. O princípio do voluntário é colaborar com o que sabe, realizando um trabalho profissional, entendendo a finalidade e missão de cada instituição.Não fosse esse tipo de trabalho, com certeza nossa sociedade atualmente estaria bem mais carente. Inúmeras são as pessoas que, beneficiadas pelo trabalho dos voluntários, crescem com o apoio recebido e tornam-se também voluntários, formando uma corrente de solidariedade.
Lei do Voluntário A Lei do Voluntariado, instituída em 18 de fevereiro de 1998, por decreto do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, considera como serviço voluntário toda a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário