sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Festival de Circo do Brasil começa nesta sexta

Exposição "Clownville" é um dos destaques da programaçã
A partir desta sexta (11/10) até o dia 20 de outubro, Recife se transforma na capital nacional do circo. Artistas brasileiros e internacionais aportam, mais uma vez, na cidade para encantar crianças, jovens e adultos. É o Festival de Circo do Brasil, que chega à sua nona edição, marcando presença no calendário cultural da capital pernambucana. Com o mote "ponta-cabeça", o evento desse ano explora a capacidade do circo de despertar um jeito leve, diferente e divertido da vida. Na programação, além das performances circenses de artistas de todo o mundo, o público poderá acompanhar oficinas, exposição fotográfica ("Clownville, do fotógrafo" Eolo Perfido), mostra de filmes,  lançamento de livro ("Panfleto", de Junior Perim") e a pré-estreia do filme "Corda bamba", do diretor Eduardo Goldenstein.

O Festival de Circo do Brasil conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, do Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet, e o patrocínio da Petrobrás. Isso garante que, todos os anos, uma programação diversificada tome conta de vários espaços da cidade. Este ano, o Parque Dona Lindu (Teatro Luiz Mendonça e Galeria Janete Costa), os teatros de Santa Isabel e Apolo, além do Museu Murilo La Greca, Mercado de São José, Recife Antigo (Marco Zero e Torre Malakoff,), Shopping Recife , comunidades do Coque, Brasília Teimosa e Morro da Conceição são alguns dos lugares por onde passarão as dezenas de atrações do festival. Ainda tem muito mais. Confira AQUI a programação completa.

Durante todo o festival, diferentes expressões artísticas vão proporcionar um novo olhar sobre o universo do circo, estimulando sentimentos, emoções e reflexões das mais diversas. Entre as grandes atrações do circo contemporâneo nacional e internacional (vindas de de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e de países como França, Bélgica, Espanha, Argentina, Itália e Estados Unidos), o carro-chefe deste ano é a participação da companhia francessa L’Immédiat, que tem à frente o renomado artista Camille Boitel. O grupo se apresenta neste sábado (12/10), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) e traz a montagem homônima, que consiste num espetáculo grandioso e inclassificável, que se situa na fronteira do circo, teatro físico e performance, com uma construção artística cenográfica inusitada.

Outro destaque da programação é a exposição fotográfica "Clownville", do fotógrafo franco-italiano Eolo Perfido. A série traz pessoas comuns vestidas de palhaços, produzindo imagens impactantes, apresentando clowns não convencionais. Mesclando alegria e tristeza, as imagens podem soar grotescas, ambíguas e trágicas, que contrastam com o imaginário popular da figura do palhaço, divertida e brincalhona. A exposição abre nesta sexta (11/10), às 19h, na Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) e segue no espaço durante este fim de semana, sábado e domingo (12 e 13 de outubro).

Também são entidades incentivadoras do evento: Prefeitura do Recife, Institut Français, Consulado Geral da França para o Nordeste, Ville de Paris, Embaixada da Espanha, Toyolex, Acripel e Excelsior Seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário