terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um Carnaval feito de muitas histórias

Com lançamento agendado para a próxima quarta-feira (6/2), no Espaço Pasárgada, às 16h, o Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana inaugura a série de textos especiais que a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lançam como parte de uma política pública comprometida com a memória e a divulgação da cultura do Estado.

Os textos e as imagens desta publicação são parte de um mergulho que vem sendo feito pela equipe de Comunicação das duas instituições por todas as regiões do estado desde 2012. Neste caso, a publicação contemplou cidades que fazem parte da rota carnavalesca fomentada pelo Governo do Estado.

No ano passado, nas duas semanas que antecederam a grande festa pernambucana, e durante a própria folia de Momo, os autores das narrativas buscaram pôr os pés e os olhos da Mata Norte até o Sertão, onde o Carnaval é, em cidades como Triunfo e Paudalho, uma manifestação autêntica de seu povo – embora muitas vezes desconhecida por aqueles que brincam em polos como Recife e Olinda.

Nazaré da Mata, Goiana, Timbaúba, Paudalho, Catende, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Pesqueira, Águas Belas, Triunfo e Salgueiro foram os municípios escolhidos como territórios que alimentam este caderno com boas histórias e ótimas surpresas. Estas mesmas que às vezes passam batidas na poeira inebriante de nossa folia.

Lançamento - O lançamento do Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana – série Carnaval 2012 acontece no mesmo dia do bloco Bacanal do Bandeira, uma iniciativa do Espaço Pasárgada, através da Diretoria de Equipamentos Culturais da Fundarpe. Na ocasião, os editores e organizadores da publicação, Olívia Mindêlo e Chico Ludermir, além de outros envolvidos com a iniciativa, conversarão com o público e convidados sobre o processo de feitura do caderno.

A concentração do bloco, por sua vez, é a partir das 17h. Por volta das 19h, a agremiação sai pelas ruas imortalizadas pelos versos de Manuel Bandeira, como a da União (onde fica o espaço), a da Saudade e a da Aurora, no bairro da Boa Vista, no Recife. No percurso, poetas recitam o célebre autor pernambucano ao som do frevo.

Serviço:
Lançamento do Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana – série Carnaval 2012
Quarta-feira, dia 6/2/2013, às 16h
No Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263, Boa Vista.
*100 exemplares serão distribuídos gratuitamente na ocasião

Para saber mais sobre o Carnaval PE 2013, acesse www.carnavalpe2013.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário