Festeja-se o dia do Tango em 11 de dezembro, em homenagem às datas de
nascimento dos criadores de duas vertentes da dança: Carlos Gardel (11
de dezembro de 1890) e Júlio de Caro, diretor de orquestra (11 de
dezembro de 1899).
Gardel foi o maior propagador do tango no mundo. Faleceu aos 45 anos
em acidente de avião, junto com toda sua orquestra, mas deixou preparado
o caminho para outros tangueiros.
A origem do nome TANGO tem várias definições. Alguns atribuem à
expressão “tamgu”, da Nigéria, que significa “bailar ao som do tambor”.
Em Buenos Aires, acreditava-se que os negros designavam seu instrumento
de "tangor" porque tinham dificuldade para pronunciar "tambor".
Inicialmente
o tango era interpretado ao som da flauta, violão ou violino. No início
de 1900, foram chegando os imigrantes alemães e com eles, os acordeons.
Começou aí, uma mistura de habaneras com polcas e ritmos já existentes,
nascendo daí, segundo alguns historiadores, o TANGO. Hoje, sua
interpretação é executada quase sempre por bandoneons.

Nenhum comentário:
Postar um comentário