Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São
dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros
com espírito de fraternidade.
Este é o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos
Humanos. Proclamada em Paris, em 1948, o documento nasceu após anos de
delicadas negociações entre os membros da Comissão dos Direitos Humanos
das Nações Unidas (desde 1946, o principal foro internacional para a
matéria) e da Assembléia Geral das Nações (então composta de 56
Estados).
Surgida em uma época conturbada de pós-guerra, a Declaração foi um
importante passo na direção da paz e do entendimento entre os povos. Até
hoje o documento é a base legal pra o Direito em quase todo o mundo,
além de ter inspirado a Constituição de vários países desde seu
lançamento.
Neste dia 10 de dezembro, a Declaração completa 57 anos, mas seu
texto está cada vez mais atual. Nesta época em que os valores
fundamentais como o direito à vida e à liberdade são constantemente
violados, a Declaração Universal dos Direitos Humanos se mantém como uma
ferramenta essencial para a construção de um mundo mais digno e feliz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário