Nesta Quinta-feira 15, Sedição de Juazeiro, estreia em rede nacional
Jonasluis DA SILVA, de Icapui conclama
a nação. A TV Senado orgulhosamente apresenta para todo o Brasil, em canal
aberto e TV por assinatura. A minissérie Sedição de Juazeiro: A guerra de 1914,
em 4 capítulos. Estreia nesta Quinta 15 com
reprise no Domingo 18.
Na segunda década do século XX, o poder central
no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro
Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da
Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso.
Pinheiro Machado trata de criar condições para,
a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com
o apoio das chefias dos Estados. Em Juazeiro reúne-se uma assembléia
estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do
Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes
legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas
enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro.
Floro e seus soldados esperavam o ataque.
As forças atacantes foram logo repelidas e
postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao
encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam
sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os
combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de
Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da
Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal
no Ceará a 14 de março de 1914.
Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a
capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro.
Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.

Nenhum comentário:
Postar um comentário