O Dia Mundial do Diabetes é celebrado anualmente no dia 14 de novembro, justamente o dia do aniversário de um cientista canadense que revoluncionou o tratamento do diabetes, Frederick Banting. Juntamente com Best e Mcleod, Banting é reconhecido como um dos cientístas que descobriu e isolou a insulina,
em 1921. Na época, quem desenvolvia diabetes tipo 1 tinha expectativa
de vida muito baixa. O tratamento era feito reduzindo o consumo
alimentar, eliminando especialmente o consumo de doces e carboidratos, o
que ainda assim não era suficiente para prolongar por muito tempo a
sobrevida dos indivíduos diagnosticados.
Hoje há mais de 366 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Destes, quase 100 milhões dependem de insulina
para viver. Assim, a descoberta e emprego desse hormônio no controle do
diabetes mellitus é um marco na história da medicina e da humanidade,
pois permitiu que, desde então, pessoas diagnosticadas possam viver por muitas décadas de forma saudável . Por isso, o aniversário desse cientísta foi reconhecido pelas Nações Unidas como o Dia Mundial do Diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário