quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

'Galo Invertido' desfila pelas ruas do Recife nesta quinta-feira

O artista plástico Sílvio Botelho confeccionou o
boneco do Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A festa do Galo da Madrugada começa já nesta quinta-feira (16), com o desfile de cinco trios elétricos e parte das alegorias que estarão presentes no Sábado de Zé Pereira. O desfile começa às 20h30 na Avenida Guararapes, indo em direção à sede do Galo da Madrugada, onde encontra com o Maestro Forró, que se apresenta na Quinta do Galo, evento já tradicional do bloco.
Uma das novidades desse desfile é a presença do boneco gigante do Galo da Madrugada, que vai sair acompanhado do boneco de Enéas Freire, fundador do bloco. "Desde 2009 eu vinha trabalhando nesse Galo, era um pedido antigo, mas só agora tive como terminar. Vim estudando a melhor forma de executar o boneco, mas agora ficou pronto", explica o artista plástico Silvio Botelho, conhecido por confeccionar bonecos gigantes que desfilam no carnaval de Olinda.
O desfile norturno, que segue pela Avenida Dantas Barreto até a sede, já acontece há mais de dez anos. "É uma espécie de pré-lançamento das alegorias do Galo. Teremos o abre-alas, o tradicional Bonde de São José e o carro alegórico Luiz Gonzaga. O desfile é conhecido como Galo Invertido ou Galo Inverso porque percorre o sentido contrário ao desfile tradicional", adianta Rômulo Menezes, presidente do bloco.
Entre as atrações está um cortejo comandado por Adryana BB. "Ela vai vir em cima do trio, acompanhada por cem batuqueiros no chão. Vai ser uma bela mistura de frevo e maracatu", acredita Rômulo.
O primeiro trio e o Maestro Forró se encontram por volta das 23h, em frente a sede do Galo da Madrugada, na Rua da Concórdia. "Quando o trio de Gustavo Travassos, que abre o desfile, chegar aqui na sede, o Maestro Forró vai descer e vamos fazer uma grande festa aqui na frente", conta Rômulo. A expectativa é de ter aproximadamente 100 mil pessoas.
O desfile em formato menor, nesta quinta, é aberto ao público e gratuito, contando com freviocas, bonecos e estandartes tradicionais no Galo. Já a Quinta do Galo, com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró, custa R$ 30 individual e R$ 150 a mesa para quatro pessoas, a partir das 20h. Informações e reservas pelo telefone (81) 3224-2899.

Nenhum comentário:

Postar um comentário