sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alceu Valença 'muda de nome' e comanda início do carnaval de Olinda

Alceu Valença deu a largada oficial do carnaval de Olinda, na noite desta quinta-feira (16), com show para milhares de pessoas no Fortim do Queijo, na orla do município. Fantasiado do toureiro 'Pablo Valencia', cantor disse que a luta dele é pela cultura pernambucana, como o G1 já havia adiantado em entrevista com o artista em janeiro, quando ele foi anunciado como um dos homenageados da folia recifense.
No palco, Alceu Valença mandou o recado: "Nós temos que lutar pela cultura da nossa aldeia. Eu 'touro' em nome da cultura pernambucana. Luto pelo frevo, pelo maracatu. É por isso que somos madeira que cupim não rói", fazendo referência ao título da famosa música de Capiba, executada logo em seguida.
Se depender da foliã Késsia Correia, a presevação da tradição carnavalesca está garantida. Ela levou a filha de apenas um ano e meio para o evento. "Ela já brinca carnaval desde a barriga e adora", garantiu. A apresentação de Alceu Valença foi recheada de sucessos, incendiando o público. Estadartes de blocos aniversariantes, como Ceroula, Marim dos Caetés, Homem da Meia-Noite e Vassourinhas, e passistas deixavam a plateia ainda mais bonita.

Músicos da Orquestra Rockfônica, comandada pelo maestro Ademir Araújo, que interpreta em ritmo de frevo grandes clássicos do rock, como Rolling Stones, Iron Maiden e Beatles, e a banda olindense Eddie, com show do novo disco "Veraneio", também foram convocadas para participar da abertura.

Antes dos shows começarem, houve parabéns e corte de bolo para o homenageado do carnaval olindense, o ex-prefeito da cidade Germano Coelho, que completou, nesta quinta-feira, 85 anos. Ele foi o principal articulador do título de cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982, quando ainda comandava o governo municipal.
"A Unesco não queria conceder este título a Olinda porque nem o Brasil reconhecia o valor da nossa cidade naquela época. Tivemos que brigar muito por ele. Quando nós conseguimos, só uma faixa foi publicada parabenizando a conquista. Fomos nós que colocamos na Prefeitura dizendo 'Amar Olinda'. É isso que eu sinto, por isso me sinto muito feliz e honrado com a homenagem", disse Germano Coelho, que nasceu na cidade de Brejo de Areias, no interior da Paraíba.

http://g1.globo.com/pernambuco/carnaval/2012/noticia/2012/02/alceu-valenca-muda-de-nome-e-comanda-inicio-do-carnaval-de-olinda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário