![]() |
Evento debateu criação do plano de diretrizes e metas do SNIIC, com previsão de lançamento para 2015. (Foto de Janine Moraes) |
"No mundo em que estamos, quem não tem informação não faz uma boa gestão, uma boa administração pública, enfim, não tem muito horizonte. O SNIIC é uma ferramenta muito importante para sabermos onde está sendo feita cultura, o que está sendo feito e que políticas podem ser criadas para o desenvolvimento do país", destacou a ministra interina da Cultura, Ana Wanzeler.
Durante a reunião, a comissão do SNIIC abordou, entre outros temas, a criação do Fórum da Gestão da Informação no Campo da Cultura, que debaterá e sugerirá as diretrizes para as políticas de gestão da informação para o campo da cultura no âmbito do Ministério da Cultura, sociedade civil organizada, iniciativa privada e demais cidadãos. "A ideia desse fórum é trocar experiências, discutir desafios, colocar, de maneira transparente, informações públicas à disposição da sociedade", afirmou o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula.
Outro assunto em pauta na comissão foi o aprimoramento do Registro Aberto da Cultura (RAC), um dos módulos do SNIIC. "Estão entre as nossas metas a institucionalização da obrigatoriedade de registro no RAC para que agentes culturais tenham acesso a recursos e a políticas públicas do ministério", informa o coordenador-geral de Monitoramento de Informações Culturais do MinC, Geraldo Horta. "Outro objetivo é a integração do RAC ao sistema de acompanhamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC)", completa.
A institucionalização e implantação de um login único para o acesso aos sistemas do MinC, inclusive dos órgãos vinculados, é outra preocupação da Comissão do SNIIC. "Pretendemos criar o Repositório da Cultura Brasileira, com arquivos, documentos, publicações, relatórios, livros, revistas, fotos, enfim, os diversos conhecimentos gerados pelo Ministério da Cultura e parceiros armazenados e disponibilizados à sociedade em um único local", destaca Horta.
Para subsidiar as discussões sobre o plano de diretrizes e metas do SNIIC, os integrantes da comissão assistiram, pela manhã, a três palestras com especialistas em gestão da informação. O secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Paulo Jannuzzi, apresentou o trabalho de gestão da informação do órgão, considerado referência no governo federal. O coordenador do Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul, Vinícius Wu, falou sobre o trabalho de governança colaborativa realizado no estado, e o desenvolvedor Leo Germani abordou o projeto Mapas Culturais, implantado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Instituto TIM.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário