terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fliporto comemora 10 anos com homenagem a Ariano Suassuna

O escritor Ariano Suassuna, conhecido por obras como 'O auto da compadecida', em foto de 30 de abril de 2011, em São Paulo (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) aporta pela quarta vez na cidade de Olinda, de 13 a 16 de novembro. A feira, que teve início em Porto de Galinhas, no litoral Sul de Pernambuco, está comemorando 10 anos e tem como principal homenageado o escritor paraibano Ariano Suassuna, falecido em julho deste ano. Acadêmico, dramaturgo, poeta e romancista, Ariano se formou em direito no Recife e foi o idealizador do Movimento Armorial. Com o tema “Literatura é coisa de cinema”, Ariano será discutido em alguns painéis dentro do congresso literário.

Abrindo a programação de homenagens, o artista plástico Romero de Andrade Lima irá ministrar a aula-espetáculo “O Trovador Cariri”, com duração de uma hora. Romero, sobrinho do escritor, abordará a obra “Vida Nova Brasileira” de Ariano. “Eu utilizo duas narrativas durante a aula: a leitura e composição dos poemas pela perspectiva de Ariano e as ilustrações feitas por mim ao ler a obra”, explica Romero.

Dando continuidade à programação que lembra o homenageado, a escritora e roteirista de TV Adriana Falcão irá participar do painel “Ariano Suassuna: do teatro ao romance e do romance ao cinema”. Carlos Newton Jr e Bráulio Tavares completam a mesa, que terá mediação de Lourival Holanda. Adriana participou do roteiro, juntamente com João Falcão, da adaptação de Guel Arraes para obra “O Auto da Compadecida”.

“Além de ser grande admiradora, tenho uma alegria e familiaridade pela obra de Ariano, é como se ele fizesse parte da minha família”, disse Adriana, honrada por participar da construção do projeto. A escritora fala também das adaptações literárias para o cinema, temática da Festa, e como estão se tornando cada vez mais comuns. “O cinema precisa de boas histórias, e a literatura oferece essas boas histórias”, completou Adriana, que também será homenageada da feira na seção Fliporto Galera e Galerinha - edição voltada para o público infanto-juvenil.

O escritor e jornalista Samarone Lima, o jornalista Geneton Moraes Neto e o cineasta Vladimir Carvalho também estarão responsáveis por abordar Ariano durante o congresso literário com a temática “Prefiro Tolstoi: Ariano Suassuna e seus leitores, os segredos das aulas-espetáculos e das entrevistas”. O encerramento da edição será com palestra do escritor pernambucano Raimundo Carrero em homenagem a Ariano e concerto de Antônio José Madureira. Carrero será o homenageado da Feira do Livro, evento que chega à quinta edição este ano, e será realizado paralelamente à Fliporto, na Praça do Carmo.

Com uma estimativa de público entre 90 mil e 110 mil pessoas, a Fliporto continua ganhando reconhecimento e se consagrando cada vez mais na nova casa. Serão 13 painéis dentro do Congresso Literário, exibição de curtas e longas, feira do livro, oficinas e bate-papos durante os quatro dias de feira. “Os painéis foram pensados com o intuito de unir o tributo à vida e obra de Ariano ao cinema, que sempre prestou belíssimas homenagens ao trabalho do mestre”, defendeu Antônio Campos, conselheiro cultural da Fliporto.

A feira este ano se concentra no Colégio de São Bento e Praça do Carmo. Os polos - congresso literário, Fliporto Galera e Galerinha e Cine Fliporto - estarão distribuídos pelos prédios da unidade de ensino, enquanto a Feira do Livro acontecerá na Praça do Carmo. O evento é gratuito, mas os interessados em participar do Congresso Literário deverão fazer a pré-inscrição através do site Eventick e fazer a retirada do ingresso no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário