Gestores da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) estão percorrendo o país para capacitar integrantes da comunidade cigana no Brasil a participar da seleção pública para o Prêmio Culturas Ciganas 2014, com inscrições abertas até o dia 12 de outubro.
O edital destina 60 prêmios no valor de R$ 10 mil, já descontados os impostos, para incentivar as mais variadas formas de expressão da cultura dos povos ciganos do Brasil. Serão contempladas as danças, o vestuário e a joalheria, a música, o artesanato, as celebrações e festas, as línguas faladas pelos povos ciganos, a medicina tradicional e a alimentação, entre outras expressões específicas dessa comunidade.
O edital de seleção do Prêmio Culturas Ciganas é uma parceria do MinC com a da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e está destinando um total de R$ 857.107,20 para a edição de 2014. O prêmio integra as ações do Programa Cultura Viva, política pública coordenada pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, que tem como principais objetivos apoiar e dar visibilidade às expressões da cultura popular e tradicional do Brasil.
As oficinas de capacitação para o prêmio tiveram início no dia 24 de setembro, no parque Garota de Ipanema (RJ), em frente à Praia de Arpoador, onde a gestora da SCDC, Déborah Lobo, e o representante da Representação Regional do ministério do RJ, Fábio Lima, apresentaram o edital para cerca de 300 ciganos que participavam da Corrente de Santa Sara Kalil, comemoração tradicional do povo cigano. Contaram com o apoio de lideranças locais da comunidade, como a cigana Mirian Stanescon, presidente da Fundação Santa Sara Kali (RJ).
Os próximos encontros estão agendados para acontecer nas comunidades ciganas das cidades de Santo Amaro (período da manhã) e Camaçari (à tarde), no estado da Bahia, dia 11 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário