João Pessoa, Campina Grande e Guarabira recebem, no mês de agosto, mais uma edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, projeto desenvolvido pelo Sesc que tem como objetivo desenvolver programações que exaltam o desenvolvimento histórico da música brasileira. Em sua 17ª edição, o projeto traz à Paraíba o tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea , e acontece na Capital de 12 a 15 de agosto, na Usina Cultural Energisa; em Campina Grande nos dias 12, 13, 15 e 16 de agosto, no Teatro do Sesc Centro; e em Guarabira no dia 14 de agosto, no auditório do Sesc. Os grupos Quinteto Brasília (DF), Quarteto Belmonte (RJ), Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Duo Cancionâncias (RS/MS), estão na programação do evento. Todas as apresentações acontecerão às 20h.
Edino Krieger é o criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que reforça o vasto painel sonoro das correntes estéticas que atuam no Brasil, promovendo uma amostragem da produção musical brasileira. Ele também é reconhecido pela sua atuação como crítico e produtor musical. O Sonora Brasil apresenta, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.
O Quinteto Brasília (DF), criado em 2000, é um dos principais grupos de câmera da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. O Quarteto Belmonte (RJ), quarteto de cordas, foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmera que atuam na cidade do Rio de janeiro. O Octeto do Polyphonia Khoros (SC) é um grupo coral da cidade de Florianópolis, que está em atividade desde 2001, e através do Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos, o coro, que conta hoje com 28 cantores, promove a prática e a apreciação da música vocal, formando jovens cantores líricos. O Duo Cancionâncias (RS/MS), tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latino-americana do século XX, com especial atenção aos compositores contemporâneos, e atualmente se dedica à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto esta produção e orientado a transcrição de obras originalmente escritas para canto e piano.
Em cumprimento à sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2013, foram mais de 450 concertos em 128 cidades, e a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, divulgando e estimulando as suas carreiras profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sescpb.com.br, pelo telefone (83) 3208-3194 ou no setor de Cultura, na unidade do Sesc Centro em João Pessoa, que fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário