sexta-feira, 4 de abril de 2014

Oficinas de fotografia, artes cênicas e cultura popular estão com inscrições abertas

Os projetos com incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco, oferecem oportunidades de iniciação e aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas. Atualmente, projetos nas áreas de fotografia, artes cênicas e cultura popular estão com inscrições abertas. Graças ao financiamento público, as atividades são oferecidas gratuitamente ao público interessado. Confira abaixo e aproveite!

PROJETO “DO TERREIRO À CENA”
O projeto “Do terreiro à cena” já passou por João Pessoa e chega ao Recife, com aula-espetáculo e oficina com Aguinaldo Roberto da Silva, experiente brincador de cavalo marinho e maracatu de baque solto que vem contribuindo com trabalhos de grupos como Grial de Dança, Cia. Mundurodá, Peleja e Boi Marinho. Todas as atividades são abertas ao público em geral, gratuitamente. A oficina de cavalo marinho e maracatu de baque solto acontece nesta segunda (07/04) e terça-feira (08/04), das 14h às 18h, na sala 44 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inscrições: os interessados devem se inscrever enviando email para lineu@grupopeleja.com.br.

A aula-espetáculo será realizada na quarta-feira (09/04), às 20h, no teatro Milton Baccarelli, também no CAC/ UFPE. Este é a primeiro projeto artístico no qual Aguinaldo Roberto da Silva se coloca em cena no formato solo e dentro de uma abordagem autoral. O projeto tem incentivo do Funcultura, direção de Lineu Gabriel Guaraldo, ator-pequisador do Grupo Pelejae mestre em Artes pela Unicamp, em parceria com o multiartista Helder Vasconcelos.

TROCADILHO - II ENCONTRO PRÁTICO E TEÓRICO SOBRE PESQUISAS EM DANÇAS POPULARES
Estão abertas até 14 de abril as inscrições para as oficinas do encontro “Trocadilho II”, que acontecerá de 22 a 26 de abril, no Espaço Compassos (Bairro do Recife). O evento é uma iniciativa da atriz-dançarina e pesquisadora Viviane Souto Maior e tem incentivo do Funcultura. As oficinas são oferecidas gratuitamente para maiores de 14 anos, especialmente atores, dançarinos, performers e demais interessados com disposição para o trabalho corporal.Inscrições: para se inscrever, é preciso enviar carta de intenção e currículo atualizado para o e-mail trocadilhooficina@gmail.com, indicando qual oficina quer fazer. São 15 vagas para cada oficina.

Oficina “O Trabalho do Ator/Bailarino a Partir das Danças Tradicionais Brasileiras”, com Alício Amaral e Juliana Pardo, da Cia. Grupo Mundu Rodá (SP): Serão trabalhados diferentes elementos de algumas danças tradicionais brasileiras como, por exemplo, o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural, buscando destacar aos princípios e corporeidades que elas constroem, enfatizando as qualidades de energias que elas despertam. A partir do material trabalhado em sala, serão apontados caminhos para construção de um treinamento técnico pessoal e a elaboração de partituras físicas e vocais.

Oficina “Brinquedos e Brincantes”, com Viviane Souto Maior (PE): A oficina dialoga com diferentes linguagens: teatro, dança e cultura popular, apresentando os diversos desdobramentos possíveis das danças e brincadeiras populares e o seu aproveitamento técnico, cênico e educativo como potencial para o trabalho nas artes cênicas.

2° PEQUENO ENCONTRO DA FOTOGRAFIA
Atenção fotógrafos e estudantes de fotografia! Estão abertas até 14 de abril, as inscrições para duas oficinas e leituras de portfólios do 2° Pequeno Encontro da Fotografia, que será realizado entre os dias 21 e 24 de maio, no Sítio Histórico de Olinda. O evento, com incentivo do Funcultura, é dedicado à promoção do diálogo entre variadas linguagens e mídias no campo da fotografia. A programação irá contar com palestras, oficinas, exposições, expedição fotográfica, lançamentos de livros, entre outras atividades, com a participação de nomes importantes da fotografia contemporânea.

Oficinas - O curitibano João Urban ministrará oficina sobre “a presença do retrato na fotografia documentária” com projeções comentadas de trabalhos de fotógrafos que são referências na sua carreira. A oficina acontece durante as tardes dos dias 21, 22 e 23/05. A segunda oficina será ministrada pelo fotógrafo Ricardo Hantzschel (SP), nos dias 22, 23 (à tarde) e 24/05 (manhã). Ricardo irá compartilhar o trabalho de edição de imagens, a partir e dinâmicas de grupo e jogos de edição. Ricardo Hantzschel há sete anos integra o premiado projeto Cidade Invertida, coletivo formado por fotógrafos, educadores e artistas. Para cada oficina, serão disponibilizadas 20 vagas.
Inscrições:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGwyMV9YdTFtNEpNZ2s0MXRoRXoyTHc6MA

Leitura de portfólios - A manhã do dia 22/05 será toda reservada para a leitura de portfólios com os fotógrafos João Urban e a carioca Patricia Gouvêa, artista visual que trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Seu trabalho prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa.Inscrições:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG9FNXU2VllOSDBfWTVGbGZ5eWZQdlE6MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário