terça-feira, 18 de março de 2014

Turma da Mônica traz explicações sobre o Vale-Cultura

A partir de junho as revistas da Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, trarão informações sobre o Vale-Cultura, benefício criado para ampliar o acesso da população a bens e eventos culturais. A participação da Turma da Mônica na divulgação do benefício foi anunciada no dia 11 de março. A ideia teve iniciativa do próprio Maurício de Sousa.

Atualmente, a franquia Turma da Mônica possui 16 títulos diferentes, com tiragem mensal que chega a 3,5 milhões de exemplares. Segundo o próprio Maurício de Sousa, anúncios publicitários no interior de suas revistas chegam a custar R$30 mil. Contudo, o desenhista não pretende cobrar valor algum do Ministério da Cultura, oferecendo gratuitamente uma chamada de capa e quadrinhos explicativos no miolo dos exemplares.

Benefício indireto
De acordo com Maurício de Sousa, o Vale-Cultura é uma iniciativa que poderá beneficiá-lo indiretamente, pois o benefício pode ser utilizado em livrarias e bancas de revistas. Grande defensor do Vale-Cultura, Maurício de Sousa acredita que a divulgação do programa é importante para as crianças.

Para o desenhista, o público infantil de hoje é muito antenado e esperto. Por isso, embora o Vale-Cultura seja destinado a adultos, é importante que as crianças sejam educadas a respeito deste e de outros programas do governo. Segundo Maurício de Sousa, Marta Suplicy aceitou a ideia de divulgação através da Turma da Mônica.

Processo lento
De acordo com Marta Suplicy, até o momento o setor cultural do país já recebeu R$560 milhões provenientes do consumo através do Vale-Cultura. Atualmente, 160 mil trabalhadores brasileiros podem utilizar o benefício. Boa parte deles atua em empresas estatais, que entraram no programa após recomendação de Dilma Rousseff.

A meta do governo, entretanto, é muito superior a este número. Os 160 mil trabalhadores já cadastrados representam apenas 0,4% do total de pessoas elegíveis para o recebimento do benefício. O objetivo do Governo Federal é que, até 2020, 42 milhões de trabalhadores brasileiros tenham acesso ao Vale-Cultura.

Segundo Marta Suplicy, o programa é realmente um processo lento, que aos poucos vai sendo assimilado por patrões e empregados. As empresas não têm obrigação de aderir ao projeto, mas receberão incentivos governamentais para que passem a oferecer o benefício a seus trabalhadores.

Valores
O Vale-Cultura oferece R$50 mensais para a aquisição de produtos e serviços culturais. O benefício é cumulativo e, de acordo com a Ministra da Cultura, o objetivo do programa é aumentar o acesso aos mais variados tipos de manifestações culturais, de teatros a bailes funk. Ainda segundo a ministra, o Ministério da Cultura não pretende impor padrões subjetivos de qualidade ao que pode ou não ser consumido com o cartão do Vale-Cultura.

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