sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Funcultura ganha edital em Braille

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe) estão empenhadas em tornar o Funcultura cada vez mais democrático e acessível a todos/as. Neste ano, o edital do Funcultura é disponibilizado em versão em Braille, tornando-se acessível para cegos que através do tato poderão conhecer o mecanismo de financiamento de projetos culturais do Governo de Pernambuco. A versão do edital foi produzida pela Biblioteca Pública do Estado, que tem um setor específico para a produção em Braille. “É uma ação muito importante, que havíamos anunciado desde o lançamento do Funcultura 2013/2014, seguindo a nova resolução do edital que passa a ter a acessibilidade como critério de pontuação dos projetos”, diz o secretário Marcelo Canuto.

Na última quarta-feira (05/02), o diretor do Funcultura Thiago Rocha Leandro visitou a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), com sede no bairro do Cordeiro, no Recife, para apresentar o Funcultura aos membros da entidade. Além de ficar disponível para leitura na APEC, o edital em Braille também pode ser acessado na própria sede da Fundarpe e na Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

O presidente da APEC, Antônio Muniz, recebeu o diretor do Funcultura junto a diversos diretores e associados da entidade. “Hoje é um dia especial, porque recebemos o edital do Funcultura em Braille, é um como um presente, porque a Apec completa 31 anos. Temos 1.250 sócios e 4 entidades, o nosso trabalho é ir de cidade em cidade criando outras associações, porque a vida se dá nos municípios. Então, uma associação só não tem como abarcar todo o estado”, afirmou Muniz.

“Este é o primeiro edital em Braille na história do Funcultura. Por uma feliz coincidência, trazemos este edital no dia do aniversário da APEC. Acredito que este é o primeiro passo que damos para criar uma ponte entre a Apec e a Secult-PE, Fundarpe para discutirmos políticas públicas de cultura e acessibilidade. Em nome do Secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e do presidente da Fundarpe, eu informo que estamos de portas abertas”, destacou Thiago Rocha Leandro.

Também participaram do encontro: a vice-presidente da Apec, Leilane Conceição dos Santos, diretores e associados como Sônia Pereira, André Damião (presidente do Bloco Me segura se não eu caio), Severino Marques, Paulo Domingos, José Muniz (mais conhecido como Muniz do Arrasta-pé), Andressa Cantel, José Messias Bernardo, Roberto José da Silva e Heráclito dos Santos.

Após a reunião, que contou perguntas e respostas sobre o Funcultura, todos cantaram “Parabéns pra você” pelos 31 anos da entidade com comes e bebes. Neste momento, Antônio Muniz apresentou a bandeira da entidade exposta no local, criada por Severino Marques. Muniz descreveu a composição da bandeira, explicando o simbolismo das seis estrelas que se referem aos seis pontos do Braille e a tocha que ilumina os caminhos da entidade, entre outros elementos.

LEITURA – Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

INCENTIVO CULTURAL - O edital Funcultura Independente 2013/2014 destinará um total de R$ 22 milhões para a cultura em Pernambuco. As inscrições de projetos poderão ser feitas de 10 de fevereiro a 17 de março de 2014. Podem participar da seleção projetos de dança; circo; teatro; ópera; fotografia; literatura; música; artes plásticas, gráficas e congêneres; cultura popular e tradicional; artesanato; patrimônio; artes integradas; gastronomia; pesquisa cultural; formação e capacitação. Acesse o edital no link http://www.fundarpe.pe.gov.br/governo-de-pernambuco-lanca-edital-funcultura-independente-20132014/

ACESSIBILIDADE - É importante destacar que a nova Resolução da Comissão Deliberativa do Funcultura - nº 02/2013, estabelece que, a partir deste edital, o critério da acessibilidade passa a ser considerado na avaliação do projeto entre os aspectos sociais, influenciando na nota da proposta. Portanto, o edital do Funcultura recomenda que os produtores culturais busquem ao máximo oferecer estruturas físicas acessíveis e instrumentos de acessibilidade comunicacional, tais como Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e Braille, para pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, motora ou intelectual, e para pessoas com mobilidade reduzida.

Serviço
ONDE TER ACESSO AO EDITAL FUNCULTURA EM BRAILLE:

Associação Pernambucana de Cegos (APEC) - Rua Conselheiro Silveira de Souza, nº 85, Cordeiro, Recife. Telefone: (81) 3227-3000 / 3366-311.

Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) - Rua João Ivo da Silva, nº 342, Madalena. Telefones: (81) 3183-3224 / 3183-3212 / 3183-3217.

Fundarpe - Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista, Recife. Telefones: (81) 3184-3027/ 3184-3023/ 3184-3026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário