terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Oficinas sobre o 7º Edital do Audiovisual – Funcultura chegam a Região Metropolitana do Recife

Depois de passar por diversas cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata (Norte e Sul), o ciclo de capacitação sobre o 7º Edital do Funcultura Audiovisual chega a Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta segunda-feira (20/01), a oficina é realizada em Igarassu, na terça-feira (21/01) no Cabo de Santo Agostinho, na quarta-feira (22/01) no Recife e na quinta-feira (23/01) em Olinda. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo os horários e locais.

Durante as oficinas, os participantes conhecerão os detalhes do edital, as especificidades das categorias e subcategorias para formatação de projetos e as suas respectivas exigências. Os projetos podem ser de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras), preservação e cineclubes. A capacitação irá orientar sobre o preenchimento dos formulários e a elaboração do projeto, considerando a definição de objetivos, justificativas, estratégias de ação e orçamentos dos produtos culturais. Também serão abordadas dicas sobre criação de roteiros.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe iniciaram no dia 06 de janeiro de 2014 a série de oficinas destinadas a capacitação para elaboração de projetos na área audiovisual. O edital público do Funcultura Audiovisual é considerado um dos melhores do País e destinará um total de R$ 11,5 milhões para incentivo da produção, difusão, formação e pesquisa na área audiovisual.

O período para inscrições de projetos no edital Funcultura Audiovisual começa nesta terça-feira (21/01) e segue até 21 de fevereiro de 2014. O edital, os formulários e anexos necessários para inscrição estão disponíveis no site http://www.fundarpe.pe.gov.br/governo-de-pernambuco-lanca-7-edital-do-programa-audiovisual-funcultura-20132014. O Funcultura faz parte de uma política específica para o audiovisual, desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. A cada ano, mais pessoas buscam o incentivo do Funcultura. O 6º edital (2012/2013) alcançou número recorde de inscritos, com 406 projetos, um aumento de 56% em relação ao 5º (2011/2012), o que pode ser considerado resultado deste processo de formação por todo o Estado.

“Este momento de divulgação do edital é sempre muito importante. Com as oficinas que são realizadas da capital ao Sertão, abrimos novas possibilidades, principalmente para os produtores mais novos e do interior do estado, que ainda não tem muita experiência em elaboração de projetos. Isto possibilita cada vez mais uma interiorização e democratização do Funcultura”, ressalta o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

A coordenadora do audiovisual Carla Francine reforça o caráter didático das capacitações: “Estas oficinas são necessárias, uma vez que algumas pessoas deixam de se inscrever por acharem complicados os trâmites do Funcultura, mas quando chegamos junto e conversamos, eles vêem que não é tão difícil assim”. Carla Francine ministrará as oficinas juntamente com as assessoras Milena Evangelista e Shirley Hunther e o produtor cultural Mauro Lira.

CADASTRO - Para inscrever projeto nos editais, o proponente pode ser pessoa física ou jurídica (empresas associações, fundações), com residência em Pernambuco há no mínimo um ano e ter Cadastro de Produtor Cultural (CPC) atualizado anualmente. O prazo para inscrição ou atualização do CPC para o Edital do Audiovisual é até o dia 20 de janeiro, enquanto que para o Edital Independente (geral) é até 31 de janeiro de 2014. O cadastro pode ser feito presencialmente ou com envio de formulário e documentação pelos Correios. A lista com a documentação necessária e os formulários do CPC estão disponíveis no link: http://www.fundarpe.pe.gov.br/fomento_funcultura_formularios.php. Durante as oficinas, a equipe também receberá inscrições ou atualizações do cadastro.

REGIONALIZAÇÃO - Com intuito promover cada vez mais a regionalização do Funcultura, desde o edital anterior (2012/2013), foi criada a categoria Revelando os Pernambucos, pela qual será habilitado pelo menos um projeto de cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimentos do Estado (RDs), chegando a contemplar até 16 projetos, de mostras, festivais de cinema ou curta-metragem.

Informações:
Coordenadoria do Audiovisual - (81) 3184-3076 | 3184- 3158 | cinema.secult.pe@gmail.com

Dia 20 de janeiro (segunda-feira) – RMR Norte – Igarassu
Local: Auditório da Secretaria de Turismo de Igarassu
Endereço: Rua Frei Caneca, n° 46, Sítio Histórico
Horário: 14h às 18h

Dia 21 de janeiro (terça-feira) – RMR Sul – Cabo de Santo Agostinho
Local: Auditório da Escola Modelo de Garapu
Endereço: Av. Escritor Israel Felipe s/n – Loteamento Garapu
Horário: 14h às 18h

Dia 22 de janeiro (quarta-feira) – RMR Centro – Recife
Local: Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) - Sala João Cardoso Ayres
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Horário: 14h às 18h

Dia 23 de janeiro (quinta-feira) – RMR Centro – Olinda
Local: Secretaria de Educação de Olinda
Endereço: Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro.
Horário: 14h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário