sábado, 14 de dezembro de 2013

14 de Dezembro dia nacional da Ópera

A primeira ópera já escrita foi realizada em 1597 em Florença, na Itália. Foi chamada Dafne e o compositor foi Jacopo Peri. Esta ópera é agora perdida, mas três anos depois, em 1600, ele trabalhou em conjunto com outro compositor chamado Giulio Caccini para escrever uma ópera chamada Euridice. A música para este ainda existe. Era quase tudo recitativo. Esse tipo de escrita era novo, mas a opera era para contar uma história que era importante ter uma voz solo cantando palavras que podiam ser ouvidos. Eles estavam tentando produzir algo como uma antiga tragédia grega. Foi realizado em uma espécie de clube, chamado de "Camerata", para as pessoas intelectuais para uma pequena plateia. Não era grande música, mas o mais incrível foi que havia um compositor de gênio ao redor. Seu nome era Claudio Monteverdi, e apenas sete anos depois, em 1607, ele escreveu a primeira ópera: Orfeo, que foi produzido em Mântua. Monteverdi deve ter percebido que a ópera teve a possibilidade de colocar a poesia, música, cenário e agir em conjunto. Ele pegou o tipo de canções que eram populares na época e se juntou a eles com a fala ou recitativo. Mais tarde ele se juntou a estes para que a música fluísse de forma mais dramática.
Em 1637 a primeira casa pública de ópera foi inaugurada em Veneza. Logo muitos teatros na Itália começaram a produzir óperas. As histórias eram geralmente sobre os tempos antigos, como o Império romano ou mitos grego. Logo houve ópera em Paris, Viena, Hamburgo e nos pequenos tribunais da Alemanha.

Os compositores que são mais lembrados hoje incluem Jean-Baptiste Lully (1.632 - 1,687 ), que era um italiano que se mudou para França e escreveu óperas para o rei francês, e George Frideric Handel ( 1685 - 1.759 ), que era um alemão que se mudou para Inglaterra e escreveu óperas para as casas de ópera em Londres. Na Itália, houve compositores como Francesco Cavalli ( 1.602 - 1.676 ) que tinha sido um menino em coro da igreja de Monteverdi em Veneza , e Alessandro Scarlatti 1660 - 1,725 que viviam em Nápoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário