sábado, 2 de novembro de 2013

Sons de Pernambuco coloca música do estado na rede mundial

Bande Dessinée se apresenta na festa de lançamento do site
D'A Banda de Joseph Tourton a Zeca Viana. Entre eles, mais 73 nomes de destaque na música pernambucana e um grande acervo totalmente disponível na rede mundial de computadores. Tudo isso estará no site Sons de Pernambuco, que será lançado neste sábado (2/11). O novo portal - uma iniciativa da Sambada Comunicação e Cultura, com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura - traz um panorama da produção musical contemporânea do estado nos últimos 30 anos - com textos, aúdios, imagens, discografias, releases, fichas técnicas, etc - e servirá como uma importante plataforma de intercâmbio dentro e fora do estado, conectando todo o mundo ao que de mais importante foi e está sendo feito em Pernambuco. E para marcar o lançamento do site, uma festa vai agitar o espaço cultural Solar da Marquesa, no Largo do Varadouro (Olinda), a partir das 20h, com shows de Bande Dessinée e Coutto Orquestra (SE), além da exibição de curtas musicais do acervo do CineClube Florestano.

No portal Sons de Pernambuco, uma lista com nomes de artistas/bandas/grupos, de A a Z, estará disponível para o internauta navegar pelo acervo de cada um deles. São LPs, CDs, livros, revistas, matérias de jornais, cartazes, panfletos, flyers, cartões postais, fotografias, releases, discografia completa (reprodução das capas, ficha técnica e repertório com autoria de cada álbum lançado), imagens, links para sites oficiais e outros canais de divulgação e uma faixa para audição de cada disco).  Um vastíssimo material catalogado a partir do acervo pela Sambada Comunicação, construído desde o início dos anos 1990, além da contribuição do produtor Paulo André Pires.

Inicialmente, o catálogo do site terá 75 artistas, mas esse número será ampliado para 100 até o fim do ano.  Fazem parte da lista artistas e grupos dos mais diversos gêneros/segmentos musicais existentes no estado, desde os artistas mais tradicionais, agremiações carnavalescas, até os grupos mais jovens. Os nomes que se encontram no site estão em plena atividade no mercado de música local/nacional e têm, ao menos, um produto fonográfico lançado. Claro que isso representa apenas um recorte do grandioso universo musical que é o estado de Pernambuco.

Além da lista de artistas, o Sons de Pernambuco, objetivando facilitar a integração da cadeia de produção musical do estado e atender às mais variadas necessidades de mercado tanto dentro quanto fora de Pernambuco, realizou um importante mapeamento de serviços ligados à área de música. Por isso, também se encontra no site uma relação de diretores de palco, iluminadores, técnicos de áudio e assistentes; empresas de locação de palco e equipamentos; veículos de comunicação, designers e assessorias de imprensa; casas de espetáculos e teatros e diversos outros itens ligados à logística, como transporte, hospedagem e alimentação.

O lançamento
Uma festa especial está sendo preparada para receber o site Sons de Pernambuco. A partir das 20h deste sábado (2/11), quem for ao espaço cultural Solar da Marquesa, no Largo do Varadouro (Olinda), vai poder conferir o site, incluindo a possibilidade de interface com o conteúdo através de projeções no local.  Por volta das 21h, acontece a exibição dos curtas musicais "Viva volta", de Heloísa Passos, "Tira os óculos e recolhe o homem", de André Sampaio,  e "Di Melo, o imorrível", de Alan Oliveira e Rubens Passaro. Todos os filmes são do acervo do CineClube Florestano, que volta ao cenário cultural pernambucano com a exibição gratuita de filmes, mensalmente.

Logo após, às 22h, começam os shows da noite. Quem abre os trabalhos é a sergipana Coutto Orquestra, que aproveita a ocasião para lançar o seu primeiro CD, "Eletro Fun Farra". O grupo misturam aparatos tecnológicos com sanfona, percussões, sopros e vozes para reproduzir o seu caldeirão sonoro, que congrega ritmos tradicionais e pops de outros lugares como o tango, a cumbia, o balkan, as valsas, as marchas, o house e o jazz manouche com gêneros locais, como o maracatu de brejão, a taieira, a marujada e o forró.

Em seguida, sobe ao palco a pernambucana Bande Dessinée, que este ano empreendeu uma turnê nacional, passando por nove cidades brasileiras, apresentando seu primeiro álbum, "Sinée qua non", lançado em 2011. Canções pop com interação entre as línguas francesa, italiana e o português são a marca da banda, que traz em sua bagagem musical a influência de nomes como Serge Gainsbourg, France Gall e Brigitte Bardot. No show deste sábado, músicas do "Sinée qua non" e novas músicas que estarão no próximo CD da banda, cujo título provisório é "Chanteclair".

Serviço
Festa de lançamento do site Sons de Pernambuco
Sábado (2/11), a partir das 20h
Solar da marquesa (Avenida Dr. Joaquim Nabuco – Largo do Varadouro – olinda)
Entrada: R$ 10,00 (preço único)
Informações: (81) 3429.7625

Nenhum comentário:

Postar um comentário