sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Revista sobre povos tradicionais e populações rurais está disponível online

Está disponível para acesso a revista “No território das culturas: A experiência da Secretaria de Cultura de Pernambuco com populações tradicionais e povos do campo”. Produzida pela Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Fundarpe e Secult, a publicação é fruto da sistematização que a coordenadoria realizou das atividades que vem realizando desde 2011.

Relatando a metodologia de atuação da coordenação junto aos povos tradicionais e populações rurais e traçando um diagnóstico das atividades culturais realizadas por esses povos, a revista é fonte de pesquisa e base para construção de políticas culturais para o segmento. “Tem uma etapa importante da construção de uma política que é da produção e sistematização de informações. Essa publicação traz um pouco desse aprendizado, desse percurso, dos princípios, da metodologia realizados, afirma a Coordenadora Erika Nascimento. “A publicação registra um conjunto de ações que foram estratégicos para a construção de uma política pública de cultura que atenda às necessidades desses segmentos”, complementa Erika.

Foram realizadas 296 visitas às comunidades de povos tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganos e povos do campo), momentos de escuta e de troca com os sujeitos de direito, que possibilitaram a coleta de dados. “Nós aplicamos questionários durante todo o ano de 2012 com os povos. Essa publicação é resultado de todo esse processo”, explica Henry Pereira, da Coordenação.

Acesse AQUI a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário