terça-feira, 17 de setembro de 2013

Novas oficinas do projeto Cultura e Valorização da Vida são realizadas em Caruaru

Desde ontem  (16/9) iniciaram-se novas oficinas culturais em Caruaru dentro das ações do projeto Cultura e Valorização da Vida, do Programa Governo Presente (Pacto Pela Vida). O lançamento da cidade como Território Especial de Cidadania aconteceu em agosto.

O projeto que tem como objetivo primordial a redução da criminalidade e da violência em todo o estado, além de Caruaru, atua em Santo Amaro, Cajueiro Seco e Ibura. Em Cajueiro Seco, o destaque foi para uma oficina de teatro que ocorreu no mês passado. O sucesso foi tanto entre os jovens que já têm várias apresentações marcadas em escolas públicas da localidade. O educador Carlos Amorim conta que a oficina foi um sucesso, “Eu estou muito feliz porque os meninos estão embarcando mesmo nessa coisa de fazer arte. Eu fico muito feliz de ver que eu deixei uma semente”. Os 30 jovens já tem apresentação marcada no Teatro Arraial, dia 26/9, às 19h. Eles irão apresentar o espetáculo “Experimentos”, montado a partir da vivência da oficina num processo coletivo, conta Carlos. A apresentação, feita em blocos de cenas, trabalha sobre o poema “A arte de amar”, de Manuel Bandeira e ainda trata sobre violência doméstica, respeito ao idoso, “tudo de forma lúdica”, diz o educador. A apresentação será gratuita e aberta ao público.

O Programa Cultura e Valorização da Vida une as ações de várias Secretarias do Estado com foco na população de jovens e adolescentes de territórios com alto índice de violência e de vulnerabilidade social, compreendidos como Territórios Especiais de Cidadania (TEC’s). O projeto busca promover, nas comunidades, uma interação continua entre os diversos seguimentos culturais, enaltecendo as mais diversas potencialidades existentes no território em que atua, informando e difundindo as multiplicidades artísticas e culturais da localidade. E, dessa maneira, dando “foco de luz” nas pessoas que estão à margem, fazendo parte do processo de empoderamento e transformação destas pessoas e destes territórios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário