![]() |
| João Lídio e Ivanildo Vila Nova dialogam na cantoria de improviso |
Os dois últimos eventos acontecem neste domingo (08/9) na sede da Associação dos Moradores do Sítio Limeira, com os cantadores João Lídio e Antônio Lisboa, e no dia 15, no bar do Nel no Distrito de Vila São Severino dos Macacos, com João Lídio e Ivanildo Vila Nova. As apresentações começam sempre às 16h. Os cantadores cantam assuntos políticos, econômicos e sociais do Brasil, do mundo, além de aspectos da vida do homem nordestino. O acesso é gratuito.
As cantorias de pé de parede são apresentações de dois cantadores (poetas/repentistas) que entoam versos de improviso, normalmente em espaços improvisados como a frente de uma casa. Apesar da simplicidade do evento, o local é preparado de modo especial para que os cantadores fiquem em evidência. As cadeiras reservadas aos cantadores são encostadas numa parede. Os bancos, cadeiras e, às vezes, mesas destinadas ao público são distribuídas ao lado dos cantadores.
A cantoria de pé de parede pode ser considerada como a melhor oportunidade para a criação poética espontânea, resultante da combinação das expectativas dos cantadores e do interesse interativo do público presente.
O projeto foi criado com o objetivo de promover e valorizar uma manifestação cultural genuinamente popular, freqüente em Gravatá. O circuito é formado por dez cantorias em sítios e distritos de Uruçu Mirim, Russinhas, São Severino dos Macacos, Mandacaru e Avencas, com os poetas repentistas João Lídio, Ivanildo Vila Nova, Antônio Lisboa e Luciano Leonel. Nas apresentações, os cantadores fazem uso de microfones para uma melhor recepção da voz pelo público.
Serviço:
Circuito de Cantoria Pé de Parede Gravatá
Domingo (08/9), a partir das 16h
João Lídio e Antônio Lisboa
Local: Sede da Associação dos Moradores do Sítio Limeira
Como chegar: Saindo do Centro de Gravatá se dirigindo a COHAB II, passa pela indústria NATURAL DA VACA, chegando na Comunidade de Três Vendas, pega a direita, passa pelo Condomínio VERDE VALE, pega a direita, passa pela Serra do Boi chegando ao Sítio Limeira.
Domingo (15/9), a partir das 16h
João Lídio e Ivanildo Vila Nova
Local: Bar do NEL no Distrito de Vila São Severino dos Macacos
Como chegar: Saindo do Centro de Gravatá, se deslocar para o Riacho do Mel, chegando a Fazenda Minha Deusa e após, pegar a primeira a esquerda no sentido a Olho D’Água do Macacos com o destino a Estação Eólica chegando ao Bar do NEL.
Realização: João Lídio - (81) 9411-1813| 9881-9700
Informações adicionais: Osmar Barbalho | (81) 9249-5745 | osmarbarbalho@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário