![]() |
O filme "Mademoiselle Kiki et le Montparnos" integra a programação |
Com incentivo do Funcultura/ Governo do Estado e patrocínio da Caixa Cultural, o festival é realizado pela Rec-Beat Produções com acesso totalmente gratuito. O ANIMAGE oferece ao público uma ampla programação que inclui mostras competitivas e não competitivas, sessões especiais, palestras, mesas redondas, exposição e oficinas, inserindo Pernambuco na rota mundial do cinema de animação, por meio das mais variadas técnicas, com ênfase na produção autoral recente. O ANIMAGE tem direção geral de Antonio Gutierrez, direção artística de Nara Normande, que realizou curadoria em parceria com Tião e Renata Claus.
As atividades do festival acontecem em diversos locais do Recife e de Olinda: Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Parque Dona Lindu, Praça do Carmo (Olinda), Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, Hospital Barão de Lucena e Hospital Imip.
Ao todo, serão exibidos 129 filmes animados, entre curtas e longas-metragens, de 32 países, escolhidos entre mais de 400 filmes analisados, vindos de 46 países. Na Mostra Competitiva do ANIMAGE, 74 curtas-metragens, entre adultos e infantis, concorrem a prêmios nas categorias Melhor Curta, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio Escolha do Público, que disputarão R$ 13 mil em dinheiro e troféus.
Entre os filmes exibidos em todo o festival, produções que se espalham da América Latina ao leste europeu, com países que vão desde a Rússia, com 14 filmes, até a França com 15 produções e o Brasil, com nove filmes no total. Outros países que aparecem com grande número de filmes são Suíça, Espanha, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos, mas há ainda produções da Finlândia, da Croácia, do Taiwan, Chile, Lituânia, Sérvia, Hungria, Colômbia, entre outros.
Uma seleção de curtas infantis integram uma mostra especial para pais e filhos, com sessões a céu aberto no Parque Dona Lindu e na Praça do Carmo, em Olinda, levando o festival aos espaços públicos da cidade. Completando a programação, há sessões especiais, como a Mostra Especial de Terror e a Mostra Especial Erótica, e a exibição de quatro longas-metragens representativos da produção autoral mundial.
Paralelamente às sessões cinematográficas, o ANIMAGE oferece uma série de mesas redondas, masterclasses e conversas com diretores. Também promove oficinas gratuitas de aprimoramento na área de animação com convidados renomados da área e uma exposição sobre a produção do longa-metragem animado brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu.
Confira a programação no site http://www.animagefestival.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário